Início » Todos os posts » Carros » Como trocar o pneu do carro?

Como trocar o pneu do carro?

A ideia de trocar o pneu do carro pode ser desesperadora para quem não sabe fazer o procedimento. A ironia é que, embora pareça complexo, é um processo extremamente simples.

Muitas vezes, o medo trocar o pneu do carro é muito superior à dificuldade da atividade. Por isso, ao invés de aguardar pela ajuda da seguradora ou de um bom samaritano, saber o básico pode ser uma habilidade útil. O segredo está em fazer as coisas com cuidado e atenção. Mais importante que trocar o pneu da forma correta, é que você não se machuque ou cause mais danos no processo.

Por isso, alguns passos simples ensinam o método correto para a atividade. Aprenda como trocar o pneu do carro de forma rápida e prática, e nunca mais passe por este sufoco:

Veículo seguro e estepe

Não-Ter-Surpresas-com-o-Estepe-do-Carro-5

Em primeiro lugar, evite trocar o pneu do carro em terrenos inclinados, para garantir que ele não entre em movimento. Certifique-se de estar com o freio de mão puxado.

Retire as calotas (se houver)

Um dos principais motivos que dificulta o processo de trocar o pneu do carro, para algumas pessoas, é a calota. Por mais óbvio que possa parecer, a calota pode esconder os parafusos dos pneus. Por isso, simplesmente puxe a calota, em suas pontas, com firmeza e cuidado.

Afrouxe os parafusos

Essa é uma etapa que facilita bastante. Antes de utilizar o macaco hidráulico, utilize a chave de roda para iniciar o movimento de retirada destes parafusos. Não os retire completamente – apenas deixe fácil o suficiente para que sejam retirados com a mão, quando o carro for erguido.

Eleve o carro e retire o pneu.

Procure, no manual do veículo, onde é o local correto para instalar o macaco hidráulico e o faça. Basta posicionar o equipamento e começar a elevar o veículo. Em geral, a altura de dois palmos acima do chão já é suficiente para a troca adequada.

Termine de retirar os parafusos com as mãos e, cuidadosamente, desencaixe o pneu a ser trocado. Coloque-o do seu lado, com o cuidado de que ele não sairá rolando.

Coloque o estepe no local correto

Com cuidado, encaixe o estepe no eixo de onde você retirou o pneu anterior. Ao trocar o pneu do carro, é importante posicionar o estepe com calma, garantindo de que ele esteja reto.

Com ele no lugar, você já pode posicionar os parafusos com as primeiras voltas dadas, no local correto. Isso garante que o pneu esteja posicionado corretamente, e ainda garante que você vá trabalhar menos nos processos seguintes. Aperte os parafusos da forma mais firme que você conseguir, mas sem forçar o movimento enquanto o carro ainda está suspenso.

Coloque o carro de volta no nível do chão

Lentamente, leve o carro ao nível do chão, novamente. Com ele totalmente repousado, finalmente utilize a chave de pneu para finalmente apertar os parafusos o máximo possível.

Reinstale a calota

calota

Se suas rodas utilizam calota, coloca-a corretamente na roda. A melhor ideia é conferir o manual, para saber a forma apropriada de se realizar a instalação. É comum que calotas tenham formas diferentes de serem colocadas.

Por isso, faça o processo com cuidado, pois uma calota mal instalada pode ser facilmente roubada, danificada ou simplesmente cair. Geralmente, a calota precisa ser instalada com firmeza. Sempre use suas mãos para isso.

Muitas pessoas sentem o impulso de utilizar a chave de roda ou os pés para empurrar a peça. Isso, no entanto, aumenta as chances de ela quebrar ou entortar. Este é um cuidado que muitas pessoas ignoram ao trocar o pneu do carro, mas que faz toda a diferença na qualidade da instalação.

Veja também:

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos