O processo de calibrar pneus nem sempre recebe a atenção que merece. O simples procedimento de manter a calibragem adequada aumenta a vida útil do equipamento. Além disso, melhora a manobrabilidade do veículo, assim como sua segurança.
Adicionalmente, um pneu calibrado consome menos gasolina. O resultado? Dois minutos a mais no posto para fazer a calibragem podem poupar dinheiro, dor de cabeça e ainda garantir mais conforto.
Saiba como calibrar pneus corretamente, e qual a sua importância:
Faça a checagem regularmente
Muitas pessoas simplesmente esquecem dos pneus até que ocorra algum problema. A verdade é que todos os dias, os pneus do carro estão perdendo pressão e ficando menos adequados. Em períodos de calor, a perda é mais rápida do que em períodos de frio.
Recomenda-se, no mínimo, conferir e adequar a pressão interna a cada vez que você for ao posto de gasolina. Certifique-se de colocar a pressão adequada em cada eixo, e nunca pegue a estrada sem conferir a calibragem antes.
Qual é a pressão correta?
Calibrar pneus adequadamente é a união de equilíbrio e contexto. A primeira coisa a ser feita é conferir o manual do seu carro. Nele, haverá a indicação da pressão correta em cada tipo de situação. A maioria dos carro também possuem a indicação no encaixe das portas.
A pressão correta não quer dizer “pressão máxima”. É neste ponto que o equilíbrio torna-se importante na hora de calibrar pneus.
O máximo
Muitas pessoas acreditam que a pressão ideal para calibrar pneus é a configuração máxima. Geralmente, o indicativo da resistência máxima está na lateral do pneu. Em carros pequenos, deve ser algo em torno dos 35 PSI. Este número deve ser lido como: o máximo de pressão que pode ser utilizada para o carro com o limite máximo de seu carregamento.
De forma nenhuma isso significa que você deva calibrar seu carro com 35 PSI para andar sozinho pela cidade. Provavelmente, neste caso, a calibragem ideal para seus pneus deve estar em torno dos 30 PSI.
O que ocorre se você calibrar pneus em seu máximo?
A resposta curta é: as características de dirigibilidade mudam. A calibragem exagerada torna o carro menos estável, e curvas mais fechadas podem gerar derrapagens inesperadas. Além disso, a vida útil do pneu diminui.
O excesso de pressão atrita mais a borracha e a estrada, fazendo-a desgastar-se mais rapidamente. Adicionalmente, a tração com a pista diminui, e os riscos de furar o pneu aumentam.
Pressão ideal
A regra para encontrar a pressão ideal é simples. O manual do seu carro obrigatoriamente diz qual é a calibragem ideal dos pneus para cada tipo de carga. Nele, há a pressão exata que você deve utilizar em cada situação.
Você perceberá que esta indicação provavelmente nunca corresponde ao máximo de pressão. Calibrar pneus é um processo que diz respeito à adequação e conformação.
O tempo gasto para esta adequação é baixo, e as vantagens são enormes.
O momento correto
Quanto mais você calibrar os pneus, melhor. O ideal seria fazer isso todo dia – mas sabemos que as chances disso ocorrer são pequenas. Por isso, existem algumas condições mínimas para que você nunca permita que a situação fique crítica.
Nunca fique mais do que 30 dias sem o processo de calibrar pneus do carro. Além disso, quando houver mudanças significativas de temperatura, faça uma nova calibragem imediatamente. A temperatura influencia no volume que ar ocupa dentro do pneu, modificando a calibragem.
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