Início » Todos os posts » Dicas » Calibrar Pneus: Qual a configuração ideal?

Calibrar Pneus: Qual a configuração ideal?

O processo de calibrar pneus nem sempre recebe a atenção que merece. O simples procedimento de manter a calibragem adequada aumenta a vida útil do equipamento. Além disso, melhora a manobrabilidade do veículo, assim como sua segurança.

Adicionalmente, um pneu calibrado consome menos gasolina. O resultado? Dois minutos a mais no posto para fazer a calibragem podem poupar dinheiro, dor de cabeça e ainda garantir mais conforto.

Saiba como calibrar pneus corretamente, e qual a sua importância:

Faça a checagem regularmente

Muitas pessoas simplesmente esquecem dos pneus até que ocorra algum problema. A verdade é que todos os dias, os pneus do carro estão perdendo pressão e ficando menos adequados. Em períodos de calor, a perda é mais rápida do que em períodos de frio.

Recomenda-se, no mínimo, conferir e adequar a pressão interna a cada vez que você for ao posto de gasolina. Certifique-se de colocar a pressão adequada em cada eixo, e nunca pegue a estrada sem conferir a calibragem antes.

Qual é a pressão correta?

Calibrar pneus adequadamente é a união de equilíbrio e contexto. A primeira coisa a ser feita é conferir o manual do seu carro. Nele, haverá a indicação da pressão correta em cada tipo de situação. A maioria dos carro também possuem a indicação no encaixe das portas.

Calibrar pneus

A pressão correta não quer dizer “pressão máxima”. É neste ponto que o equilíbrio torna-se importante na hora de calibrar pneus.

O máximo

Muitas pessoas acreditam que a pressão ideal para calibrar pneus é a configuração máxima. Geralmente, o indicativo da resistência máxima está na lateral do pneu. Em carros pequenos, deve ser algo em torno dos 35 PSI. Este número deve ser lido como: o máximo de pressão que pode ser utilizada para o carro com o limite máximo de seu carregamento.

De forma nenhuma isso significa que você deva calibrar seu carro com 35 PSI para andar sozinho pela cidade. Provavelmente, neste caso, a calibragem ideal para seus pneus deve estar em torno dos 30 PSI.

O que ocorre se você calibrar pneus em seu máximo?

A resposta curta é: as características de dirigibilidade mudam. A calibragem exagerada torna o carro menos estável, e curvas mais fechadas podem gerar derrapagens inesperadas. Além disso, a vida útil do pneu diminui.

O excesso de pressão atrita mais a borracha e a estrada, fazendo-a desgastar-se mais rapidamente. Adicionalmente, a tração com a pista diminui, e os riscos de furar o pneu aumentam.

Pressão ideal

A regra para encontrar a pressão ideal é simples. O manual do seu carro obrigatoriamente diz qual é a calibragem ideal dos pneus para cada tipo de carga. Nele, há a pressão exata que você deve utilizar em cada situação.

Você perceberá que esta indicação provavelmente nunca corresponde ao máximo de pressão. Calibrar pneus é um processo que diz respeito à adequação e conformação.

O tempo gasto para esta adequação é baixo, e as vantagens são enormes.

O momento correto

Quanto mais você calibrar os pneus, melhor. O ideal seria fazer isso todo dia – mas sabemos que as chances disso ocorrer são pequenas. Por isso, existem algumas condições mínimas para que você nunca permita que a situação fique crítica.

Nunca fique mais do que 30 dias sem o processo de calibrar pneus do carro. Além disso, quando houver mudanças significativas de temperatura, faça uma nova calibragem imediatamente. A temperatura influencia no volume que ar ocupa dentro do pneu, modificando a calibragem.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos