Há uma série de novas oportunidades para quem busca trabalhar no setor automotivo. E em tempos de crise, é normal ver a quantidade de empresários passando por uma multiplicação nos últimos anos. Esse movimento da economia fez com que muitas pessoas pensassem em como abrir estética automotiva, um ramo que atrai o interesse de uma série de motorista.
Além de ser extremamente promissor o lucrativo, este setor surge como tendência a partir do momento que os carros sem rodagem acabam ficando extremamente caros. Com isso, o motorista precisa encontrar novas alternativas, capazes de renovar a aparência do veículo mesmo com um baixo orçamento. Mas também é uma forma de consertar defeitos não só estéticos, mas também no funcionamento.
Este novo conceito também traz um ganho significativo para quem se preocupa com a higiene do automóvel. Por tudo isso, vale a pena ficar de olho neste novo investimento, que já conta com um público crescente e que pode mudar as suas ideias em relação a carros bonitos, funcionais e bem preparados ao mesmo tempo.
Tendência do mercado
Segundo pesquisas recentes, assuntos como a higiene de veículos automotivos, hidratação dos bancos de couro, sistema de polimento, e outros aspectos estão extremamente em alta. E é nisso que se apegam os novos donos de estética automotiva, que oferecem produtos e serviços que atendem a expectativa deste público muito mais preocupado com a “saúde” do carro.
Apostando em uma excelente estrutura, é possível identificar, rapidamente, a geração de lucros. Oferecer limpezas e otimizações de maneira prática é um grande trunfo. Assim, os clientes podem procurar este segmento específico. E também há a possibilidade de agregar outros pontos fortes, como pintura e manutenção de motores.
Como, no Brasil, há uma tendência de seguir com o carro usado por mais tempo, o mercado se torna extremamente promissor. Isso se dá não só pelos problemas econômicos do país, mas também pelo aumento nos preços e a necessidade de investimento em outras áreas pessoais, como faculdades, cursos e especializações.
5 melhores dicas de como abrir estética automotiva
Para os micro, médios e macro empresários, há sempre muitas dúvidas quando se escolhe uma aventura em uma nova segmentação. Mas, por se tratar de um segmento com poucos adeptos, o investidor é extremamente bem recebido. Instituições analisam que franquias focadas em estética automotiva são altamente difundidas, com ideias de estrutura bem alinhadas.
Para que o investimento nesse ramo possa se tornar um pouco mais natural, separamos algumas dicas de como abrir estética automotiva. Vamos tocar em vários assuntos, como estratégias, investimentos, níveis do serviço e outros adendos que podem tornar o seu negócio reconhecido.
Aposte em diferenciais
Após conhecer toda a estrutura de uma estética automotiva tradicional, é hora de usar o feeling. Pense em quais experiências você gostaria de vivenciar como cliente, pensando em como seria o impacto da sua exclusividade em relação ao mercado. Esse simples movimento faz com que você possa viabilizar uma série de produtos e serviços extras.
Mas, na sequência, é fundamental fazer um acompanhamento. Analise o comportamento do público de acordo com as ações que você desenvolver. Se você sentir que não há adesão, procure não investir tanto nisso. Pode ser uma coisa mais básica, como um brinde, até algo que realmente impressiona o consumidor, como ceder cerveja ou outras experiências.
Também é fundamental estar alinhado a tendências, sempre atento ao que é discutido globalmente. O apelo ecológico, por exemplo, ganha muita força entre clientes de todos os mercados. Pense em maneiras de reutilizar a própria água, por exemplo. Vale definir estratégias para fazer o descarte de embalagens de forma consciente, não prejudicando a natureza.
Conte com especialistas
Mantenha em sua estética automotiva profissionais que realmente entendem do assunto. Dessa forma, você poderá contar com novas ideias quase que diariamente, e ainda poderá garantir um excelente nível de funcionamento. Isso também vai ajudar caso você deseje contratar funcionários mais novos, que não possuem experiência.
Com isso, você poderá alongar o número de serviços que você oferece. Especialistas poderão propor acertos no carro que realmente vão impressionar o cliente, além de possuírem o conhecimento técnico para isso. Mas tome cuidado ao prometer demais! É preciso cumprir com todos os pontos propostos.
Fique de olho nos custos
Um ponto interessante a ser destacado é que franquias de estética automotiva não costumam ser caras. Este detalhe faz com que você possa ter mais uma segurança ao escolher este segmento, além de conseguir manter um nível de excelência sem extrapolar no investimento.
Mas um detalhe social e histórico pode te ajudar neste novo desafio. O Brasil é tido como um dos países mais apaixonados pelo segmento automotivo. Isso gera um público interessado quase que de forma instantânea. Saiba captar estas pessoas, que gostam de melhorar aspectos do carro. Muitos não conhecem muitas novidades em relação aos serviços de limpeza e reparo.
Pense em tecnologias
Quanto mais você modernizar os processos em como abrir estética automotiva, mais pessoas você vai conquistar. Não é só a qualidade dos produtos e dos serviços que vão impressionar os motoristas, mas também a rapidez e a praticidade. Tente manter o cliente de forma confortável, além de apresentar um portfólio digno de quem conhece do assunto.
Como o capital de giro neste mercado é extremamente intenso, você conseguirá fazer aplicações pontuais, capazes de tornar o seu equipamento ainda mais qualificado. Mas também não se esqueça de investir em pessoas, trazendo funcionários que conhecem tecnologias e podem trazer novidades para o seu negócio.
Defina um local estratégico
Por não exigir um espaço muito grande, são muitas as possibilidades de se abrir uma estética automotiva. Lembrando que não é necessário se tornar um franqueado, necessariamente, já que você pode criar a sua própria empresa. Mas defina uma localização estratégica, que esteja visível a um bom número de motoristas e que atraia a curiosidade.
Seguindo essas dicas, você poderá ter sucesso no ramo, sabendo como abrir estética automotiva mesmo sem ter muito conhecimento no assunto. Mas é muito importante não ter afobação nos momentos iniciais, escolhendo com sabedoria produtos, serviços, comunicação visual e ações. As estratégias que vão tornar o seu sucesso ainda maior.
Comentar