Ao que tudo indica, o Hyundai HB20 2019 marca a chegada da tão esperada segunda geração do hatch coreano-brasileiro por aqui. Vice-líder de vendas na categoria, o modelo é um grande sucesso, fortalecido especialmente após a fabricação nacional, que permitiu que fosse um veículo competitivo e interessando, com um visual arrojada que era difícil de ser batido pela concorrência, na época.
Atualmente, no entanto, a chegada de concorrentes como Argo e Polo, da Fiat e VW, respectivamente, exigem a atualização do modelo. Especulou-se durante um tempo que o ano de 2018 já poderia receber a nova geração, mas a marca sul-coreano já determinou que a atualização só ocorrerá no ano seguinte.
A proposta é uma troca completa de geração: visual atualizado, motores repensados e tecnologias atualizadas, mas sem a mudança de dimensões que parece tendência no segmento. Fora isso, há apenas mistério e segredos sobre quais são os planos atuais para o modelo.
A atualização, por óbvio, ocorre simultaneamente no Hyundai HB20 2019 e no HB20S 2019 – três volumes que apresenta desempenho bastante razoável no mercado, embora não tenha o mesmo protagonismo que o irmão menor.
Saiba o que esperar e o que se especula sobre o Hyundai HB20 2019:
Nova geração ainda sem características claras
Os representantes da Hyundai no Brasil não fazem nenhum segredo quanto ao fato de que haverá uma troca de geração significativa para o modelo. Não escondem, também, que continuam objetivando o apelo emocional, com um hatch bonito e interessante.
A abertura de informações, no entanto, acaba por aí. Sem características reveladas sobre motorização ou novidades planejadas, os representantes fazem questão de dizer que o processo anda em ritmo acelerado, mesmo sem oferecerem uma data específica. É também em 2019, no entanto, que o Onix – líder atual da categoria – trocará sua geração, dando uma oportunidade importante para o Hyundai HB20 2019.
Tentando manter o fôlego
Embora a montadora não fale sobre o assunto, parece que os lançamentos do mercado afetaram as vendas do HB20 atual, e a troca de geração deverá ser um remédio para isso. Vice-líder bem estabelecido no segmento até então, o HB20 parece enxergar alguns momentos menos tranquilos quando Kwid e Ka apresentam crescimento nas vendas – o que representa perda potencial de unidades vendidas para o sul-coreano.
Além disso, a chegada de modelos como Argo e Polo não favorecem a situação do hatch – nem de sua versão sedã, quando Cronos e o sedã da VW forem lançados por aqui. É exatamente por isso que se aposta tanto na nova geração como uma potencial solução para a questão.
Produção nacional será mantida
O que é certo sobre o Hyundai HB20 2019 é a sua produção nacional. O modelo foi pensado especialmente para o mercado brasileiro, e o investimento em uma planta produtiva local possivelmente foi um dos mais acertados no mercado automotivo recente.
Agora, no entanto, o Hyundai HB20 2019 concorrerá por espaço na linha de produção com, além de sua versão sedã, modelos que são apetitosos para o mercado, como o Creta e sua potencial picape intermediária, em uma planta que já opera praticamente em capacidade máxima.
Comentar