Mesmo que 2017 ainda não tenha avançado, o já é parte da linha da montadora no Brasil. O modelo vive entre o conflito de manter o preço anterior anunciando-o como promocional e a expectativa de reajuste sem grandes novidades.
Em outras palavras, o preço a partir de cerca de R$ 42 mil do Ford Ka 2018 é promocional em função do aumento arbitrário do preço do veículo, após um período segurando os valores da tabela para manter a competitividade.
A ideia é passar uma vantagem competitiva enxergada na menor desvalorização do veículo comprado, como forma de fazer frente à concorrência que apresenta melhores resultados. No campo das novidades, no entanto, pouca coisa é apresentada pelo modelo. Não que isso o torne obsoleto – pelo contrário. Ele segue como um dos hatches de entrada melhor equipados, na maior parte de suas versões.
Sob o capô, nenhuma novidade. Visualmente, nada deve ocorrer além do já bem bem resolvido exterior. As novidades esperadas para a consolidação do Ford Ka 2018 são, portanto, puramente o ajuste de preços e a chegada de sua versão aventureira. Há muito esperada, a versão aventureira chega para fazer frente ao Onix Active e o HB20X, principalmente, após o desempenho razoável dos modelos.
Saiba o que esperar do modelo, e o que chega com o Ford Ka 2018:
Aumento de preços
Apesar da enorme campanha promocional com preços mais acessíveis, a verdade é que o Ford Ka 2018 está mais caro. A campanha anuncia, na prática, o fim do antigo preço. O modelo básico subirá quase dois mil reais, o que representa cerca de 5% do valor total do Ford Ka. O valor será repassado, também, nos modelos mais avançado e no sedã Ka+.
É necessário considerar, no entanto, que a Ford não é a única montadora a realizar o aumento em torno de 5%. Após um ano assustador para o mercado automotivo em que quase todas as marcas seguraram seu preço a despeito da inflação, os anos de 2017 e 2018 parecem ser destinados ao reajuste, cobrando-se o aumento não realizado no passado.
Motorização será mantida
Sob o capô, nada de novo, como já mencionado anteriormente. Isso significa que as mesmas duas opções seguem na linha Ka. O tricilíndrico mais recente de um litro, capaz de entregar até 85 cavalos de potência, e o 1.5 de quatro cilindros de 110 cavalos de potência, nos modelos mais avançados.
Os dois modelos contam apenas com câmbio manual, mesmo na linha mais avançada. Na prática, nem mesmo o Ka Trail, que é a única novidade do modelo para 2018 terá uma motorização exclusiva, contanto com o mesmo 1.5.
Ford Ka 2018 Trail
A grande novidade em relação à linha Ford Ka 2018 está em sua versão aventureira. Trata-se do Ka Trail, que faz frente a hatches de suspensão mais alta, como HB20X, Onix Active e Sandero Stepway. Assim como a concorrência, não é um modelo exatamente interessado por lama, mas a aparência mais robusta parece agradar o público.
Os preços, como é sintomático no segmento, parecem um pouco salgados, variando entre mais de R$ 47 mil para o tricilíndrico, e quase R$ 52 mil para a versão 1.5. Seu diferenciais fazem parte do kit já identificado como típico nos hatches aventureiros: ele é mais alto em relação ao solo, oferece barras superiores sobre o modelo e um novo conjunto de amortecedores.
Comentar