Início » Carros » Toyota Prius 2018 chega à 4ª geração no Brasil

Toyota Prius 2018 chega à 4ª geração no Brasil

A quarta geração do Prius, que deve chegar ao mercado brasileiro como Prius 2018 é o novo lançamento da Toyota. Com apresentação em Tóquio e em Frankfurt, o modelo de quarta geração já é vendido nos principais mercados globais, desde 2016.

Por aqui, as informações que mais importam sobre o modelo dizem respeito à fabricação possivelmente nacional. Já confirmada no passado, a mudança passa por algumas desconfiança no mercado atual.

A falta de segurança a respeito das taxas cambiais e alguns outros tipos de obstáculos econômicos representam uma insegurança que pode dificultar a implementação.

Confira o que se espera a respeito do Prius 2018, e quais os planos da Toyota para o modelo, por aqui.

Nacionalização ainda é dúvida, mas chegada é quase garantida

Assim como todo Prius do mercado, o modelo brasileiro será global, acompanhando as tendências da montadora. Em outras palavras, isso significa que o Prius 2018 que chega por aqui será igual a toda a quarta geração.

O problema, no entanto, é como o modelo chegará. É praticamente certa a vinda do modelo para o mercado brasileiro – as dúvidas estão a respeito da origem. Durante alguns anos, falou-se recorrentemente sobre a nacionalização do veículo por aqui. Os motivos já apontados, no entanto, esfriaram o “assunto” por parte da Toyota.

Por outro lado, praticamente não há dúvidas a respeito da chegada do Prius 2018 por aqui. O motivo é simples: ele é atrativo para a Toyota e para o consumidor. Em certas cidades do país, como São Paulo, modelos híbridos e elétricos recebem diversos incentivos, como descontos no IPVA e certas taxas. Em São Paulo, especificamente, carros da categoria estão isentos de participar do rodízio. Isso garante um alto potencial de mercado para o veículo, somando-se à enorme economia de combustível.

Novas características herdam toques do Mirai

Segundo a análise da imprensa internacional, boa parte das características da quarta geração do Prius será herdada do Mirai. Isso o coloca montado sobre uma plataforma TNGA – modelo global da Toyota, como uma espécie de MQB da VW.

Desta forma, o Prius 2018 brasileiro será razoavelmente mais espaçoso, assim como todos os modelos da quarta geração. A aparência polêmica do Mirai, no entanto, gera algumas dúvidas sobre a aceitação do visual do Prius, que já levanta algumas controvérsias.

Deve-se levar em consideração, no entanto, que a nova geração do Mirai, que acompanha a quarta geração do modelo mais popular, está com visual renovado, muito mais interessante do que era até então. A agressividade adquirida inclusive parece favorecer as características tipicamente demandada pelo grande público.

Prius 2018 contará com mais equipamentos

O modelo contará, em sua quarta geração, com ainda mais tecnologia interna. Nesta geração, os itens dizem respeito a sistemas automatizados de proteção, como é o caso de controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática em baixa velocidade, acendimento automático dos faróis e alertas de colisão.

Seu interior continua a manter uma característica típica do Prius há algum tempo: sofisticação e bom gosto. O console que mistura um bom acabamento em preto com detalhes em branco perolado dá um requintado para o modelo, que combina muito bem com a central multimídia. O painel do condutor em posição central na dianteira, por sua vez, gera questionamentos em todo modelo onde é implementado – e não é diferente no caso do Prius.

Novo modelo deve ser ainda mais econômico

Com um motor capaz de entregar mais de 100 cavalos de potência, uma das grandes novidades do Prius 2018 brasileiro será a melhoria de desempenho no consumo. A estimativa é que o modelo consuma até 10% a menos de combustível.

Em números objetivos, isso representa mais de 21 km/l de média de consumo na cidade, com as melhorias. Algumas outras estimativas mais esperançosas  apresentam uma possibilidade de economia ainda maior.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas