Início » Todos os posts » Carros » Toyota Mirai 2018: Veículo a hidrogênio chega ao mercado

Toyota Mirai 2018: Veículo a hidrogênio chega ao mercado

O Toyota Mirai 2018 é um verdadeiro pioneiro no que diz respeito a veículos movidos a hidrogênio. Com boa performance já conhecida, o novo visual parece dar um apelo novo ao carro.

Seu design é bastante único, misturando os traços típicos da Toyota com elementos novos – muito mais ousados do que o híbrido Prius. Além disso, o modelo busca fazer jus ao seu nome (que significa “futuro” em português), adicionando bastante tecnologia interna para os ocupantes.

A performance também é empolgante para um veículo de matriz energética totalmente nova. Com uma carga completa de hidrogênio, pode-se andar quase 500 quilômetros – o que o torna comercialmente viável, no quesito autonomia. Além disso, a velocidade máxima de quase 180 km/h indicam um desempenho adequado em relação à maioria do mercado.

É a capacidade de combinar eficiência, conforto e alta performance que fazem do Mirai 2018 um projeto de futuro para a Toyota, como o próprio nome indica. É essa a aposta da montadora, que já deve colocar o veículo à venda em breve.

Saiba tudo sobre o Toyota Mirai 2018, e quais as expectativas sobre seu lançamento no mercado:

Aspectos visuais geram polêmica

Na busca por um adjetivo adequado para o Toyota Mirai 2018, “impressionante” deve ser o mais apropriado. Neste caso, impressionante diz respeito a algo que deixa uma impressão marcante – e é isso que o Mirai 2018 faz. Não necessariamente é algo bom ou rual, mas definitivamente trata-se de algo diferente.

Uma enorme forma triangular na dianteira sobe pelo que se pode considerar um para-choque bastante alto. Isso gera uma grande bastante estreita, acompanhada por faróis largos, mas também finos verticalmente. A linha dos faróis é acompanhada entre a lateral e o capô até o início dos vidros laterais.

Dependendo apenas da dianteira, a crítica poderia concluir que – apesar das novidades visuais – o modelo é bonito e carismático. É na traseira, no entanto, que a polêmica é fortalecida. Os formatos triangulares da dianteira são referenciados pelas lanternas, que possuem, entre si, uma faixa de luz que atravessa a porção mais alta da tampa do porta-malas. Na porção mais baixa, vincos parecem replicar o formato da nova grade do Corolla, sem motivo aparente.

Não se pode dizer que o visual seja inadequado, mas certamente ele é polêmico para alguns. Parece haver, no design, um peso e um volume que não necessariamente são desejados pelo modelo. É necessário considerar, no entanto, que estar de acordo com o que é comum no mercado está longe de ser a proposta do Mirai 2018. Resta saber a aceitação do público frente a este posicionamento.

Motorização é principal característica do Mirai 2018

A grande novidade do Toyota Mirai 2018 é seu motor que utiliza células de hidrogênio como forma de abastecimento. O propulsor será capaz de produzir mais de 150 cavalos, eletricamente, o que gera os já citados 180 km/h de velocidade máxima. A transmissão é direta, o que significa que possui apenas uma velocidade, considerando a estrutura do motor.

Uma das vantagens do modelo é que abastecer completamente o tanque de hidrogênio leva cerca de 5 minutos – muito menos que uma carga completa de um carro elétrico que utiliza a tomada como fonte. A carga é capaz de fornecer autonomia para quase 500 quilômetros. Além disso, parte da campanha de marketing da Toyota é oferecer três anos de combustível gratuitamente para os compradores do Mirai.

Estreia já tem data marcada e preço definido

Obviamente, a estreia do Toyota Mirai 2018 acontece em mercados mais ao Norte do Brasil. Neste caso, o lançamento deve ocorrer na Califórnia, na primavera de 2017 dos EUA (outono por aqui).

O objetivo é que seu preço seja inferior a 60 mil dólares. É um valor elevado para carros, no mercado norte-americano, o que reduz um pouco sua competitividade. No entanto, os custos de manutenção e nenhum gasto com combustível durante três anos podem compensar a compra. Resta ver o desempenho do Mirai 2018 no mercado dos EUA, antes que chegue por aqui.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos