Início » Carros » Pneu de perfil baixo e perfil alto: vantagens e desvantagens

Pneu de perfil baixo e perfil alto: vantagens e desvantagens

A relação entre pneu de perfil baixo e perfil alto é frequentemente discutida em fóruns e meios de adaptação de veículos, mas nem todas as pessoas entendem sobre o assunto quando saímos deste nicho mais especializado.

Na prática, o perfil de um pneu influencia em sua altura, ou seja, na faixa de borracha existente entre o ponto em que ele toca o solo e o ponto em que ele entra em contato com a roda. Normalmente, utiliza-se pneus de perfil mais baixo para dar uma melhor impressão estética ou ganho de performance – sobretudo em altas velocidades. Já os perfis mais altos são mais interessantes para veículos mais exigidos em diferentes situações.

Pneu de perfil baixo e perfil alto

A mudança não é pequena: um pneu de perfil alto que utilize uma roda com aro de 14 polegadas equivale – em diâmetro externo – a um pneu de perfil baixo com roda de 17 polegadas. Como é de se imaginar, tamanha diferença gera várias influências no comportamento e na dirigibilidade do seu veículo, e é importante dar atenção a essas questões para evitar surpresas após a troca.

Saiba as diferenças, os riscos e as vantagens de cada tipo de pneu de perfil baixo e perfil alto:

Riscos de utilizar um pneu de perfil baixo

Embora os pneus de perfil baixo sejam os mais escolhidos para fins estéticos, existem alguns cuidados adicionais que são necessários na hora de escolher a sua opção. Em locais com estradas ruins, o perfil baixo sofre mais com o risco de sofrer danos e rasgar.

A lógica é simples: o perfil baixo traz, como consequência, menor quantidade de ar presente em seu interior, o que significa que ele é menos “maleável” frente às pressões externas. Além disso, para suportar melhor o peso do carro em menos ar disponível, é necessário que sua estrutura seja mais rígida, também afetando a sua flexibilidade.

Por isso, eles são mais propensos a sofrerem rasgos em situações onde os pneus de perfil mais alto provavelmente conseguiriam aguentar o impacto. Por isso, é necessário dar ainda mais atenção à calibragem, bem como adequar o perfil de seu pneu ao perfil de sua condução.

Quais as vantagens do pneu de perfil alto?

Ao escolher entre pneu de perfil baixo e perfil alto, é necessário atentar a quais são as principais características de cada. No caso do perfil mais alto, as principais vantagens que podem ser apontadas são:

  • Maior proteção nas rodas: com o perfil lateral mais alto nos pneus, as rodas ficam mais distantes de calçadas e danos causados diretamente nelas nas laterais de buracos, por exemplo. Por isso, se você é daqueles que costuma raspar a roda no meio fio, um perfil mais alto pode ser mais adequado.
  • Maior ajuste ao ar: um perfil alto “perdoa” mais a sua negligência em relação à calibragem, o que pode torna-lo uma boa opção se você tem um perfil mais relapso em relação aos cuidados com o carro.
  • Uso versátil: a principal vantagem do perfil alto é poder utilizá-lo de forma mais segura em diferentes ambientes. Se você costuma sair do asfalto com alguma frequência para o uso off-road, ou seu trajeto diário inclui ruas bastante irregulares, este tipo de pneu favorece sua segurança.
  • Absorção maior dos impactos: como já mencionado no tópico anterior, o pneu de perfil alto é mais eficiente em absorver e distribuir os impactos de buracos e imperfeições. Por isso, é uma escolha mais adequada para quem não quer ter incômodos na hora de dirigir.

Vantagens do pneu de perfil baixo

Na hora de escolher entre pneu de perfil baixo e perfil alto, é importante levar em consideração, também, os pontos positivos do perfil mais baixo:

  • Melhor dirigibilidade em alta velocidade: em função da melhoria do centro de equilíbrio, este tipo de pneu favorece uma boa dirigibilidade nos momentos mais exigentes. Isso é especialmente verdade durante curvas mais intensas.
  • Frenagem melhorada: ao garantir melhor estabilidade, um pneu de perfil alto oferece uma frenagem mais responsiva e imediata para o condutor, favorecendo o uso dos freios de forma mais eficiente.
  • Benefícios estéticos: se você se preocupa com a aparência do carro, não é como negar que um perfil mais baixo nos pneus favorece o visual. Ele permite aros maiores, ao reduzir a dimensão lateral dos pneus.
Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas