Início » Todos os posts » Carros » Peugeot 3008 2020 chega ao mercado com design e preço de SUV

Peugeot 3008 2020 chega ao mercado com design e preço de SUV

Faz parte de toda marca bem sucedida ter um produto que mude o patamar de uma empresa, marque uma nova fase ou a catapulte para a glória definitiva. Não sabemos se chega a tanto nesse caso, mas sem dúvida o Peugeot 3008 2020 – a linha 3008, mais precisamente – é um divisor de águas, ao menos na história recente da fabricante.

O primeiro impacto foi de proposta, de visual. Antes, uma minivan; com o novo modelo, um SUV. E que SUV! Causou sensação pelo seu visual moderno e arrojado e seu rendimento foi considerado espetacular. Tanto por isso, conquistou o sempre disputado prêmio de carro do ano em 2017.

E em 2017 aportou no Brasil não causando menos sensação do que no mercado externo. Seu visual agradou e seus componentes, conjuntamente ao desempenho, logo o alçaram à condição de um dos mais cobiçados.

Porém, como é de conhecimento de todos, o Brasil nos últimos anos andou mal das pernas, economicamente inclusive, o que afetou o preço de todos os setores. O setor automobilístico não ficou de fora.

A série 3008 foi lançada por aqui na faixa dos 135 mil reais. Contudo, com o decorrer do tempo e a crise se agravando, esse valor saltou para 150 mil.

Um problema para a Peugeot, certamente, já que com esses números não tinham a disposição um modelo de entrada mais acessível. Problema que agora trata de resolver com o lançamento do Peugeot 3008 2020.

É uma versão atualizada e compacta do modelo sensação da fabricante. O que significa se tratar de um modelo com preço mais convidativo, por volta dos 140 mil reais.

Boa notícia, mas isso significa que, certamente, para se chegar a tal preço, algo teve que ser tirado em relação ao modelo anterior.

Peugeot 3008 2020

O que saiu, entrou ou permaneceu no Peugeot 3008 2020?

Vale mencionar que com esse preço você tem condições de bancar SUVs como Volkswagen Tiguan e Jeep Compass. E também uma Honda Touring. O que torna ainda mais válida a dúvida se o Peugeot 3008 2020 está valendo a pena.

Afinal, há menos peças e acessórios no carro, mas o carro ainda se coloca no mesmo patamar de investimento de modelos de veículos bem conceituados, testados e aprovados pelo público.

Vamos anotar o que caiu na navalha.

Em comparação com o seu irmão Griffe, o Peugeot 3008 2020 não vem com carregador de celular por indução. As regulagens dos bancos dianteiros não são elétricas e nem massageadoras. Os faróis full LED também caíram nessa versão.

Agora, se compararmos com outro “parça”, o Griffe Pack, o Peugeot 3008 2020 vem sem piloto automático adaptativo, alerta de mudança de marcha e frenagem autônoma. Lembrando que os veículos de comparação são versões mais salgadas. O Griffe atualmente não sai menos do que 150 mil reais e o Griffe Pack está em algo em torno de 156 mil reais.

Mas o Peugeot 3008 2020 não é uma versão automobilística das contas públicas governamentais que atualmente só vivem de cortes, cortes e mais cortes. Não dá para dizer que sai da fábrica depenado porque, afinal de contas, é mais acessível, mas não quer dizer que é uma pechincha.

Acessórios Peugeot 3008 2020

No Peugeot 3008 2020, esses são alguns dos acessórios que encontramos:

  • Rodas de liga leve com 19 polegadas;
  • Seis (6) airbags;
  • Central multimídia: central com telas de oito (8) polegadas e que é compatível com Apple CarPlay e Android Auto;
  • Controles de tração e estabilidade;
  • Bancos de couro;
  • Ar condicionado digital com saída para os bancos traseiros e duas zonas de temperatura;
  • Console central com porta-objetos refrigerado;
  • Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros;
  • Lanternas de LED traseiras;
  • Faróis com acendimento automático;
  • Ganchos de cadeirinha;
  • Freio de estacionamento elétrico;
  • Piloto automático;
  • Painel digital;
  • Isofix.

Ufa, bem recheadinho. É uma versão mais compacta, mas que sem dúvida não priva seus consumidores do essencial e nem do conforto.

Mas e em termos de performance? Quanto o Peugeot 3008 2020 alcança de potência?

Peugeot 3008 2020

Dados técnicos e motor do Peugeot 3008 2020

O motor do Peugeot 3008 2020 não é nenhuma novidade, pois é o velho (e bom) motor 1.6 THP. O que significa que a versão atualizada da Peugeot contará com 165 cavalos, cavalaria suficiente para conduzir o veículo mesmo com a sua capacidade máxima. O limite de velocidade é de 206 km. E a aceleração de 0 a 100 ocorre em 8,9 segundos.

O torque é de 24,5 Kgfm a 1400 rpm. É movido a gasolina e tem quatro cilindros alinhados. A capacidade do tanque do Peugeot 3008 2020 é de 53 litros.

O desempenho do Peugeot 3008 2020 circulando pelas vias de eixos urbanos é de quase 10 quilômetros por litro. Nas estradas, o desempenho, naturalmente, é um pouco melhor, um pouco mais de 12 quilômetros.

Quanto às dimensões do Peugeot 3008 2020, os números são:

  • Largura: 1,84m;
  • Altura: 1,62m;
  • Comprimento: 4,44m;
  • Entre-eixos: 2,67m.

Já o porta-malas comporta 520 litros. O câmbio é automático e com seis marchas.

Espelho, espelho meu

E quanto à parte estética do Peugeot 3008 2020? Quem gostou das linhas arrojadas da versão passada não terá do que reclamar, pois elas continuam nessa versão nova que traz como exclusividade uma grande frontal.

Na cabine, vemos como diferença em relação ao Griffe um plástico que imita fibra de carbono no lugar do tecido. O resultado é satisfatório, pois se demonstra de bom gosto.

Alguns botões têm finalidade mais estética do que funcional. É o caso dos identificáveis no console central.

Prós e contras

Considerando que é uma versão mais enxuta com o objetivo de enquadrar o veículo em uma faixa de preço mais acessível, o novo Peugeot  certamente não faz feio.

Como pudemos ver na lista acima sobre os acessórios, é um conjunto robusto que, sem dúvida, fornece o básico e confere ainda outras regalias. As versões mais caras certamente são mais completas, mas nada que vá tirar o sono de quem investir no Peugeot 3008 2020.

A dirigibilidade é outro ponto favorável. É potente em quase todas as situações e possibilita uma direção rápida e agradável, principalmente em estradas bem pavimentadas.

Há quem poderá se queixar do motor datado. É daqueles casos que, quando uma peça se encaixa bem, faz sucesso em um veículo, passa a ser empregada em todos os outros modelos da marca.

É bom por um lado, para quem está acostumado e gosta da direção. No entanto, há versões, inclusive de concorrentes, mais rápidas e mas modernas.

O que você achou sobre as novidades do Peugeot 3008 2020? Conte para nós abaixo!

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas