O Toyota Prius 2020 faz parte de uma linha que vem fazendo história no mercado automobilístico nos últimos anos. Trata-se do primeiro híbrido flex do mundo, o primeiro híbrido produzido no Brasil, além de ser o híbrido mais barato no mercado nacional.
Outro detalhe que é resultado de um investimento bilionário da marca japonesa nesse modelo de carro apontado por muitos como, se não uma solução, uma medida paliativa importante em relação à questão ambiental. Principalmente no que diz respeito a poluição.
E para entender o que representa esse pioneirismo cabe explicar o que é exatamente um carro híbrido. Você já deve ter ouvido falar, deve ter uma vaga ideia, mas sabe o que significa?
Tire sua dúvida agora.
O que é um carro híbrido?
Diante da constatação de que os veículos são os responsáveis por grande parte da emissão de gases poluentes na atmosfera, foi-se pensado um meio de resolver ou amenizar esse problema na indústria automobilística. Uma das soluções pensadas foi modelo de carro híbrido, carros como o Toyota Prius 2020.
E qual seria a sua inovação?
O carro híbrido é uma linha que opera, carrega, com dois motores. Mas motores com características diferentes. Um é o que todos estão familiarizados, o motor a diesel, movido a diesel. Mas o outro é elétrico, se utiliza da energia cinética gerada pela queima do combustível.
O que promove um gasto bem mais reduzido e o mesmo quanto a emissão de gás poluente na atmosfera.
A novidade do Toyota Prius 2020 foi justamente o de ser o primeiro modelo híbrido de produção no mundo. O seu irmão, o Corolla Altis Hybrid, por exemplo, inova em ser o primeiro carro híbrido flex do planeta.
E em termos práticos o que isso significa? Pois isso significa que é um tipo de motor que trabalha com dois tipos de combustíveis, o diesel e o etanol.
Toyota Prius 2020 no Brasil
Foi feito testes, em parceria com duas universidades públicas do Brasil, do motor híbrido flex do Prius. Iniciou-se com a eletrificação de híbridos comuns, mas equipados com motores que têm condições de serem abastecidos por etanol.
Outras novidades que virão junto do pacote de atualizações da série Prius da Toyota se concentram no visual, que recebe melhorias, adaptações, principalmente o acabamento da cabine, e novos equipamentos.
O carro a ser vendido no Brasil não recebeu qualquer alteração de mecânica, diferente da versão europeia que passou a ter a opção de tração integral.
As novidades do Toyota Prius 2020
E quais seriam essas novidades do Toyota Prius 2020, fora o pioneirismo de seu motor, que envolve a parte estética e itens de série?
Começando pela parte do visual. Sem dúvida chama atenção pelo estilo moderno, arrojado, vibrante, até um pouco futurista que combina também com o mundo altamente tecnológico do Japão.
Especialmente em sua cor prata que lembra as tecnologias mais sofisticadas com cores neutras, locais limpos, arejados, com toques minimalistas. Bem típicos da cultura japonesa.
Começando pelas cores, já que citamos a prata, são 7 no total:
- Vermelho Emoção;
- Branco Polar;
- Prata Galáctico;
- Azul Noturno;
- Preto Attitude;
- Cinza Granito;
- Branco Perolizado.
Nota-se já pelo nome que a fabricante deu para as cores de seu veículo que se trata de tons de personalidade. Fogem da monotonia de carros de cores sóbrias, frias ou neutras. A marca não tem medo de abraçar cores diversas, quentes, e proporciona veículos de cores exuberantes, belíssimas. Certamente não passam despercebidas e muito menos fazem feio.
Mas as cores não são exatamente as novidades ou a principal delas, porque algumas já faziam parte das versões passadas. As novidades se concentram no novo jogo de calotas, faróis, lanternas e na parte tecnológica, para ficar em alguns exemplos.
Tecnologia e visual
Podemos destacar o banco do motorista que agora passa a contar com oito opções de ajuste elétrico. Sem dúvida uma grande diferença para a versão de 2019 que contava com metade desse número.
A central multimídia também recebeu atualização com duas telas TFT de 4,2 polegadas. A grade frontal em comparação com a versão de 19 foi reformulada e o design da parte traseira também sofreu ajuste.
No Toyota Prius 2020 se terá uma visão do sistema híbrido por meio de velocímetro, gráficos de consumo, registros de desempenho, histórico de eficiência. A tecnologia de ponta chega até mesmo a calcular o custo do combustível.
Motor do Prius
O Toyota Prius 2020 vem com motor Dual VVT-i 1.8 de ciclo Atkinson. E é usado tanto como propulsor como gerador.
Essa motorização apesar de seu tamanho entrega desempenho de 98 cavalos a 5.200 rpm e 14,2 kgfm a 3600 rpm. Ou seja, um desempenho bem próximo de um Dual Etios 1.5. O motor tem duplo comando de válvulas e injeção de gasolina direta, além de ter um bloco de cárter em alumínio.
A transmissão do Toyota Prius 2020 é CVT e conta com gerenciamento digital. E essa configuração também serve ao motor movido a energia cinética que roda com 72 cavalos.
A combinação dessa força mais a potência do motor 1.8 possibilita ao Toyota Prius 2020 um desempenho de 123 cavalos.
Potência que certamente dá totais condições ao modelo da Toyota ter um bom desempenho pelas estradas.
Os itens de série
E quanto aos itens de série do Toyota Prius 2020? O que o pacotão do modelo de tecnologia de ponta da fabricante japonesa tem a oferecer? Vejamos quais são esses itens para que possa dá uma avaliada.
Veja abaixo:
- Central Multimídia (completa);
- Entradas USB
- Display de energia elétrico;
- Assistente de monitoramento;
- Bluetooth;
- Faróis com regulagem de altura;
- Direção assistida;
- Banco com até 8 ajustes elétricos;
- MP3;
- Bancos de couro;
- Ar-condicionado;
- Apoio central para o braço do motorista;
- Volante multifunções;
- Computador de bordo;
- Controle de tração e estabilidade;
- Airbags frontais e laterais.
Medidas do Toyota Prius 2020
E quais são as medidas, as dimensões do Toyota Prius 2020?
O carro mede de altura 1.510 mm.
Quanto a largura seu número é de 1745 mm.
Comprimento do Toyota Prius 2020 é de 4.480 mm.
De entre-eixos mede 2.700 mm.
O peso total do veículo é de 1.415 kg.
A capacidade do porta-malas é de 442 litros (isto porque foi substituído o estepe de modo a se conseguir mais 30 litros de espaço).
Total de 5 ocupantes no Prius.
Gostou deste conteúdo sobre Toyota Prius 2020? Então curtam compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Leia mais de nosso conteúdo.
Comentar