Para os mais desavisados, o Porsche Taycan 2019 pode ser uma surpresa, mas a marca nunca escondeu seu desejo de chegar em grande estilo ao segmento elétrico. Ainda nos tempos em que os elétricos eram apenas um projeto de futuro para a maior parte das marcas apresentarem seus conceitos, o Mission E foi introduzido pela Porsche, em 2015.
Na época, a promessa era de um esportivo puro sangue, sem abrir mão de nenhuma das características tão esperadas de um Porsche – exceto o ronco do motor a combustão. Segundo os anúncios recentes da marca, a promessa será cumprida e não deverá decepcionar ninguém – nem deverá demorar para chegar ao mercado!
Saiba mais sobre as (grandes) expectativas do mercado para o Porsche Taycan 2019, e o que o modelo deve trazer de impressionante para o segmento:
70 anos, de olho nas tendências
O anúncio de confirmação do Porsche Taycan 2019 como o herdeiro do Mission E Concept foi feito globalmente na festa de 70 anos de existência da marca. A idade avançada claramente não tornou a Porsche uma senhora conservadora: a promessa é um esportivo robusto e poderoso, para não deixar espaço para as críticas.
O design já conhecido a partir do conceito é imune a críticas: é agressivo e imponente nos moldes esperados de um carro da marca. É na motorização e no desempenho que essa primeira “aventura” da marca mais chama a atenção e gere curiosidade. Obviamente, o anúncio não decepcionou.
Desempenho deve ser generoso
Se os tempos indicam que os elétricos dominarão o mercado automobilístico, as marcas conhecidas pelo desempenho fazem questão de deixar claro que isso não afetará em nada suas capacidades formidáveis de entregar resultado.
No caso do Porsche Taycan 2019, por exemplo, a promessa é de uma força equivalente a 600 cavalos de potência. O que isso significa, em números? Apenas 3,5 segundos para que o modelo chegue da inércia total aos cem quilômetros por hora. Para quem quiser continuar acelerando, a contagem de 0 a 200 levará menos de 12 segundos. Os números impressionantes se utilizam das possibilidades dos motores elétricos de entregar modos de aceleração adaptáveis e poderosos.
Veja também: Honda Urban EV 2019: o elétrico com visual retrô
O tamanho da bateria do modelo ainda não foi totalmente divulgado. A promessa oficial, no entanto, é de que o modelo tenha uma autonomia de pelo menos 500 quilômetros com uma única carga – algo razoavelmente padrão nos modelos elétricos de alto nível atuais. A novidade da marca no que diz respeito à bateria é o sistema de carregamento: com um equipamento especial de carga de 800 volts, é possível atingir uma autonomia de 100 km adicionais em apenas quatro minutos na tomada.
No mercado europeu em 2019, no Brasil em seguida
Ainda sem preços revelados, o Porsche Taycan 2019 recebeu a definição deste ano em função da estreia provável no mercado europeu já em 2019. O modelo faz parte de um investimento de 6 bilhões de euros até 2022, sendo 500 milhões dedicados exclusivamente ao Taycan e sua nova linha de produção.
No Brasil, o modelo deve chegar um ano depois, segundo os anúncios oficiais da marca. Datas mais precisas e os valores, é claro, ainda não foram revelados.
Comentar