Após a experiência bem-sucedida da montadora francesa no segmento de SUVs, o Peugeot 5008 2018 foi confirmado para o mercado nacional. Não é difícil imaginar o motivo: segundo a montadora, a fila de espera pelo modelo que já está no mercado é de até quatro meses, e a demanda é muito maior do que a cota destinada para as importações do modelo.
Significa dizer que a Peugeot é mais uma montadora que cai nas graças dos utilitários por aqui, sendo o Peugeot 5008 2018 sua aproximação do mercado um pouco maior. Pronto para enfrentar grandalhões como a Sorento, da Kia, a SantaFe, da Hyundai e o Grand C4 Picasso, da Citroën, o modelo deverá ser oferecido com quatro lugares já no primeiro semestre do ano de 2018.
Os preços, é claro, ainda não foram revelados. O SUV parece ser parte do declarado plano da montadora de posicionar-se de maneira mais sofisticada, aproximando-se da linha europeia da marca. Saiba o que esperar para o Peugeot 5008 2018, e o que se especula sobre o grandalhão que promete aquecer a briga entre SUVs por aqui:
Tamanho é importante no 5008
Por fora, o Peugeot 5008 2018 pode até lembrar o 3008 em vários aspectos. Conceitualmente, os dois modelos seguem traços parecidos, com escolhas visuais que dão uma integridade importante para a linha de novos SUVs da marca. Não há dúvidas, porém, que apesar das aparências semelhantes, os dois modelos são significativamente distintos.
Inicia-se pelo tamanho: o Peugeot 5008 2018 será quase 20 centímetros mais comprido do que seu irmão menor. O maior espaço total tem um motivo muito claro: o objetivo de oferecer sete lugares confortáveis para os passageiros do veículo.
Destaque deve ser dado para o visual externo traseiro do modelo. Embora maior que o 3008, o novo SUV parece ter conseguido alcançar um tom um pouco mais esportivo e fluido que o irmão, tornando-o muito interessante no que diz respeito ao equilíbrio do desenho.
Acabamento interno é ponto forte
Assim como já observado no SUV que já roda por aqui, o acabamento interno é um dos pontos fortes do Peugeot 5008 2018. Diferentes materiais e técnicas geram uma espécie de visual moderno e corajoso, que foge da ideia frequente de “clean e minimalista”, mas sem perder a elegância.
Como não pode deixar de ser, destaque especial deve ser atribuído ao interessante quadro de instrumentos do modelo, com possibilidade de personalização das informações, e navegação diretamente mostrada no display. Outra escolha corajosa é o fato de a central multimídia, disposta em uma tela sensível ao toque, ser diretamente voltada ao motorista, garantindo que ele tenha o maior acesso possível às informações do veículo.
Opções de motorização ainda são dúvida no Brasil
Na Europa, o Peugeot 5008 2018 já parece ter sido confirmado com algumas opções distintas sob o motor. Na versão de entrada, um 1.2 turbo é um destaque especial, seguido por um 1.6 THP. Na linha turbodiesel, blocos de 1.6 e 2.0 litros oferecem diferentes configurações de potência.
Por aqui, o 1.2 é improvável, sendo o 1.6 THP – capaz de gerar cerca de 165 cavalos de potência – a versão mais provável. Não se sabe se alguma das opções turbodiesel estará disponível, ou se a montadora prefere manter uma linha mais enxuta em seu catálogo.
Aumentando a participação de peso
Há algum tempo, fala-se nos planos da Peugeot para participar mais ativamente do segmento de SUVs e picapes. Além dos SUVs que devem estar por aqui no próximo ano, a montadora já anunciou que objetiva trazer uma picape média para competir com os principais nomes do segmento – há anos estabelecidos no mercado brasileiro.
Comentar