Início » Todos os posts » Carros » Para quê serve o carburador? Entenda a sua função aqui

Para quê serve o carburador? Entenda a sua função aqui

Entender a utilidade do carburador exige compreender o funcionamento básico do motor de um carro. A essência se define na seguinte fórmula: combustível mais ar é igual a movimento. Este é o conceito mais básico sob qualquer meio de transporte terrestre, aquático ou aéreo.

Embora poucos carros fabricados atualmente utilizem o carburador em seu motor, muitos veículos antigos ainda o utilizam – e eles são rotina em muitas mecânicas pelo país. Entenda o que é e como funciona este dispositivo essencial na história automobilística:

A importância da mistura entre ar e combustível

Carros, caminhões e ônibus transformam combustível em potência ao transformar a mistura e queimá-la em cilindros metálicos dentro de seus motores. A quantidade de ar e combustível necessários para o funcionamento do sistema depende de acordo com cada situação na qual o veículo se encontra.

Os motores modernos utilizam um sistema de injeção eletrônica que regula automaticamente a mistura da maneira mais benéfica para o funcionamento do veículo, para que o carro tenha o melhor desempenho possível no consumo de combustível e performance do carro.

No entanto, até a invenção destes sistemas de injeção eletrônica, que interpreta automaticamente as necessidades do veículo, todo o motor dependia de um misturador menos inteligente de ar e combustível chamado de carburador.

O que é o carburador?

Photo credit: Darth Kraken via VisualHunt / CC BY-NC-ND
Photo credit: Darth Kraken via VisualHunt / CC BY-NC-ND

Antes da utilização dos sistemas de injeção eletrônica, quem precisava fazer o trabalho de definir a quantidade correta de ar e combustível para a mistura era este dispositivo mecânico e inteligente chamado carburador.

É, na prática, um tubo que permite que o ar e o combustível entrem no sistema de combustão através de válvulas, misturando-os em diferentes proporções, para que o veículo seja atendido adequadamente nas diversas situações pelas quais ele passa durante um passeio, com diversas condições de pista.

O carburador existe desde o final do século XIX e foi desenvolvido por um dos grandes responsáveis pela invenção do próprio automóvel, o alemão Karl Benz – também fundador da marca Mercedes Benz.

Como o carburador funciona?

  • O ar entra para o carburador através do sistema de aspiração do carro;
  • Quando o motor é ligado, o fluxo de ar é configurado para que pouco ar entre, aumentando a quantidade de combustível no interior do cilindro em relação à quantidade de ar;
  • No centro do tubo, o ar é introduzido através de uma ventoinha, o que diminui a pressão interior;
  • A queda de pressão no interior do dispositivo cria um movimento de sucção no registro por onde o combustível é puxado;
  • A mistura de ar e combustível entra para os cilindros;
  • O combustível é fornecido por um tanque adicional chamado de câmara de alimentação;
  • Quando o nível de combustível da câmara de alimentação está muito baixo, ele é reposto para que não falte o fornecimento dele para a mistura.

Este mecanismo de válvulas e variação de níveis de pressão faz com que a utilização do carro em cada momento regule a demanda de ar e combustível na mistura recebida pelos cilindros. No caso da injeção eletrônica, ao contrário do carburador, isto não ocorre mecanicamente, mas por um sistema previamente programado para agir em cada momento.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos