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O que é torque? Entenda o seu papel para o funcionamento do carro

É provável que você saiba quantos cavalos de potência seu carros possui, mas nem sempre o torque está tão na ponta da língua assim. Muitas vezes, aliás, nem sabemos qual é o papel que ele possui no funcionamento de nosso carro, mesmo que ele seja absolutamente essencial.

Mas, afinal, o que é o torque, na prática? Qual é a diferença entre ele e os tantos cavalos de potência que todo carro anuncia? Ao ler publicações especializadas em carros, você certamente encontra estas duas medidas, mas não compreende muito bem o que elas representam.

Confira esta explicação (quase) simples sobre o que é este conceito e acabe com suas dúvidas:

O que é?

Foto: Salão do Carro/Reprodução
Foto: Salão do Carro/Reprodução

Na física, torque é uma força que tende a rotacionar objetos. Você o gera, por exemplo, toda vez que utiliza uma alavanca e aplica força sobre ela – quando aperta ou solta os parafusos da roda, por exemplo.

Ao utilizar a chave inglesa através de um movimento de alavanca, você cria torque sobre o parafuso, que é o que faz com que ele seja girado. Em resumo, é esta força rotacional que conceitua o termo.

No Brasil, utiliza-se a medida de quilogramas por metro. Para calcular o torque, multiplica-se  a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação (em nosso exemplo, a distância entre sua mão e o parafuso).

Diferença entre cavalos de potência e torque

Alguns especialistas e mecânicos possuem uma máxima já bem conhecida para falar sobre a relação entre estes dois conceitos da física: os cavalos de potência são aquilo sobre o que você lê, o torque é aquilo que você sente.

Um cavalo de potência corresponde à força que é necessária para se levantar uma carga de 150 quilogramas de peso a uma altura de 30 metros durante um minuto. Ela possui três componentes: força, distância e tempo.

Como já explicado no tópico anterior, o torque é a força de rotação de determinado dispositivo, mas não inclui o tempo como um de seus fatores. Dez quilogramas por metro de torque sempre irá representar a mesma coisa, esteja ele sendo aplicado por cinco segundos ou por cinco anos.

Por isso, uma definição rápida que diferencia estas duas medidas essenciais para o funcionamento do carro diria que os cavalos são a quantidade de trabalho feito em determinado tempo, enquanto o torque é a medida da força que é aplicada, podendo ser um componente dos cavalos de potência.

Exemplos de funcionamento

Se a teoria não for suficiente para aqueles que gostam de estudar os conceitos físicos e mecânicas, há exemplos práticos para entender como ocorre a interação entre estas duas medidas.

Sabemos que um carro sai da inércia em sua primeira marcha. À medida que sua velocidade aumenta, é necessário mudar para a segunda, terceira, quarta e quinta marcha para manter sua aceleração.

Isso ocorre porque, em velocidades baixas, a transmissão do carro funciona para entregar a maior quantidade de torque possível do motor para as rodas. Você precisa disso, pois é necessário aplicar mais força (ou torque) para mover um veículo em inércia, do que para continuar deixando-o em movimento (como já dizia a primeira lei de Newton).

Por outro lado, quando o veículo já está em movimento, você vai precisar de menos torque e mais cavalos de força para manter uma alta velocidade. Isso ocorre porque os cavalos não consideram apenas a força bruta aplicada (como o torque), mas uma medida de tempo, que permite que você considere, por exemplo, quantas vezes a roda precisa girar em um minuto para manter uma velocidade de 120 km/h.

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