Início » Todos os posts » Carros » Motor V12: Como funciona?

Motor V12: Como funciona?

O motor V12, muitas vezes chamado apenas de V12, possui este nome por ser um motor de combustão interna de doze cilindros. Para um motor configurar-se como um V12, ele precisa possuir duas fileiras de seis cilindros com disposição angular. Esta angulação é a responsável pelo formato em V que nomeia o motor V12.

A maior partes destes motores oferece a angulação de 60 graus de inclinação. Assim como outros motores de configuração em V, todos os pistões impulsionam o mesmo virabrequim. Não há, para o motor V12 um tipo de combustível obrigatório para seu funcionamento.

Configuração do motor V12

Cada linha de cilindros de um motor V12 tem configuração parecida com a de um motor de seis cilindros alinhados. Por possui um número par de cilindros, ele não exige nenhum tipo de contrapeso para o balanceamento do motor.

Por isso, ele soma potência e suavidade de funcionamento (o que nem sempre ocorre com um V6, por exemplo, que é menos balanceado em função dos cilindros ímpares). Por isso, ele é comumente associados a carros de luxo e de alta performance. Além disso, é um motor utilizado para geração de grandes níveis de potência.

Das estradas aos céus

Quem imagina apenas carros de alta velocidade movidos por um motor V12 está enganado. Durante anos, esta configuração foi utilizada em aviões. Mais especificamente, durante a primeira guerra mundial estes motores moviam aviões e dirigíveis.

Alguns dos aviões mais icônicos da frota britânica, como o Hawker Hurricane e o Spitfire eram propelidos por um motor Rolls-Royce Merlin de 12 cilindros. Sua aplicação em aviões, na época, era estimulada pela facilidade de encaixar um motor comprido e estreito, como costumam ser os V12. Isso contribuía para a aerodinâmica, e sua estabilidade tornava-o bastante seguro.

Motor V12

Durante a segunda guerra mundial, o motor V12 passou a ser substituído por outras tecnologias mais viáveis. Utilizava-se principalmente motores turbo, que apresentavam mais potência em relação a seu peso.

Os carros e o motor V12

Motores V12 são poderosos, confiáveis e macios. Isso o torna perfeito para um carro de alto nível. No entanto, eles são razoavelmente incomuns, pois são caros e complexos. Por isso, são encontrados quase exclusivamente em carros luxuosos e esportivos de alto nível. Isso ajuda a tornar seu ronco e sua performance icônicas entre todos os adoradores de carros.

Ao contrário do que se pode imaginar, o tempo tornou sua aplicação mais rara em carros. Antes da década de 1930, o motor V12 era uma das principais opções para grandes carros. Após o período, o desenvolvimento do motor V8, mais compacto e leve, logo passou a ocupar uma longa parcela do mercado.

Etapas de funcionamento

O motor V12, assim como a maioria dos motores automotivos, é um motor de quatro tempos. Isso significa que ele apresenta o funcionamento comum de quatro ciclos para completar a rotação plena do virabrequim duas vezes (uma vez por bloco).

As etapas são as mesmas utilizadas por outros motores, passando pela sucção, a compressão, a expansão e a exaustão. Obviamente, todas as etapas ocorrem em cada um dos 12 cilindros do motor, que geram a potência característica de um motor V12, ao concentrar-se em um virabrequim único.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos