Início » Todos os posts » Carros » Motor aspirado: O que é? Como funciona?

Motor aspirado: O que é? Como funciona?

Um motor aspirado é aquele que refere-se a um motor de combustão interna que não possui a potência ampliada por nenhum dispositivo. Isso significa que não há presença de turbos ou compressores que aumentam a potência gerada pelo motor.

Atualmente, a maior parte dos motores de carros são aspirados, embora turbos e comprimidos também façam sucesso. Isso significa que se o seu veículo não possui a adição de um destes dispositivos, ele possui motor aspirado. Não quer dizer que ele seja melhor ou pior por isso: é uma maneira de utilizar a potência produzida.

Motor aspirado

Muitos dos carros mais potentes do mercado utilizam motor aspirado, e seu funcionamento é verdadeiramente interessante. Saiba como funciona um motor aspirado, quais suas diferenças para outros tipos de motores, e suas principais características:

Como funciona o motor aspirado?

Em um motor aspirado, a mistura de ar e combustível é forçada para dentro do cilindro através da força do vácuo causado pelo movimento do pistão somado à pressão atmosférica natural e o funcionamento básico de válvulas e pressão.

Em outras palavras, isso significa que o que define se um motor é aspirado ou não, é a alimentação do cilindro. O cilindro é onde o processo de combustão ocorre, fazendo com que o esta explosão controlada gere força para movimentar o veículo. A combustão, por sua vez, depende da mistura de ar e combustível que o cilindro recebe. A forma como esta mistura é levada para o cilindro define um motor turbo ou aspirado.

Este funcionamento difere de um motor turbo ou a compressão, pois estes introduzem a mistura no cilindro através de um mecanismo de indução forçada, que gera maior pressão. Desta forma, o cilindro de combustão não depende apenas de física básica para funcionar. Por isso, fala-se que um motor pode “aspirar naturalmente”, pois não há nenhuma indução adicional.

Um motor aspirado gera menos potência do que outros tipos?

Esta é uma questão complicada, pois os motores geralmente são desenvolvidos pensando em seu funcionamento pleno. Em teoria, pode-se dizer que um motor exatamente igual, em condições idênticas, equipado com sistema turbo, gera mais potência do que sua versão idêntica, mas aspirada.

Obviamente, este é apenas um dos critérios de qualidade de um motor. Há diversos outros pontos onde um motor pode diferenciar em relação ao fato de ser aspirado ou não.

Muitas competições de velocidade com carros, por exemplo, aceitam apenas veículos com motor aspirado. Isso faz com que a competição seja mais justa, e gera um certo aspecto mais tradicional à competição. É o caso de grandes eventos como a NASCAR, a Fórmula Indy e a Fórmula 1.

Vantagens de um motor aspirado

Um motor aspirado possui uma série de vantagens que o fazem ser a principal escolha de fabricantes. É um motor mais barato de ser produzido, e sua montagem também exige menos etapas. Além disso, é mais fácil de dar manutenção a um motor do tipo.

Considera-se, ainda, que ele é mais confiável. Como possui menos partes separadas, as chances de gerar algum problema são significativamente reduzidas. Além disso, um motor aspirado apresenta a vantagem da resposta direta ao acelerador. No caso de motores turbo, a resposta oferece algum atraso em função do sistema mais complexo.

Desvantagens de um motor aspirado

Um motor aspirado é menos potente do que os outros, em relação à sua configuração geral. A proporção de força em relação ao peso, consequentemente, diminui. Também é diminuída a possibilidade de executar-se modificações e ajustes no motor, pois ele possui menos periféricos.

Por isso, se a intenção é gerar um motor de bom desempenho para corridas, um aspirado pode não ser a melhor idea. Obviamente, eventos como a Fórmula 1 parecem desmentir a ideia, mas a verdade é que seus carros seriam ainda mais potentes caso utilizassem motores turbo.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos