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Limpeza de cárter: quando é necessária?

Quando falamos em cárter, é muito comum que as principais polêmicas a respeito do assunto girem em torno de temáticas como a necessidade do protetor, em vez de lembrar os condutores sobre a importância da limpeza de cárter.

Assim como vários outros procedimentos de manutenção que não costumam fazer parte da rotina de revisões comuns, a limpeza de cárter não é obrigatória com grande frequência – o que não significa que deva ser ignorada. Veículos com alta quilometragem devem passar pelo procedimento para evitar o acúmulo de borra no motor.

Limpeza de cárter

Como todo procedimento preventivo, a limpeza de cárter é uma solução muito menos estressante e muito mais barata para evitar dores de cabeças com o motor. Entenda o que é o procedimento, como é feito, e quais são as causas para o problema:

Porque o cárter do motor precisa de limpeza?

Cárter

Como você já deve saber, o cárter é uma espécie de compartimento que acomoda, na parte inferior do motor, óleo e lubrificante, servindo funções de armazenamento e resfriamento destes fluidos. Com o tempo, o acúmulo de pequenas falhas na sua função faz com que resíduos sejam mantidos no compartimento.

Este acúmulo de resíduos, que normalmente são chamados de “borras”, pode chegar a um ponto em que entopem os sistemas de transporte dos fluidos. Significa dizer que – com o tempo, as borras fazem com que o motor não tenha acesso à quantidade necessária de óleo.

Os danos, obviamente, podem ser gigantescos quando o óleo não chega em quantidade suficiente ao motor, podendo fazer com que o seu carro passe uma temporada longa no mecânico para a retífica.

Quais são as causas do acúmulo de borra no motor?

A longíssimo prazo, é quase natural que o veículo acumule uma certa quantidade de resíduos em seus compartimentos do motor. A falta de manutenção e cuidado, no entanto, acelera muito a formação destes corpos residuais. “Esticar” o tempo para fazer a próxima troca de óleo, ou recorrer a óleo com viscosidade e características diferentes daquelas que a montadora sugeriu aceleram significativamente o acúmulo.

Além disso, temperaturas extremas com grande frequência também aceleram o aparecimento de borras. Se você vive em uma região de muito frio ou de muito calor, é sugerida a limpeza de cárter com frequência superior: em regiões amenas, uma limpeza a cada 70 mil quilômetros é suficiente. Em regiões de temperaturas extremas, é importante que você aumente a frequência para, ao menos, uma vez a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados.

Como é feita a limpeza de cárter?

Existem basicamente dois métodos para realizar a limpeza de cárter. Nenhum deles deve ser feito em casa, pois se trata de um procedimento de limpeza, no qual o uso inadequado de equipamentos ou do ambiente pode acelerar o acúmulo de resíduos em vez de retirá-los definitivamente do motor.

O primeiro método é o mais simples, barato e rápido, e tem natureza preventiva. Trata-se da limpeza de cárter através de aditivos no óleo. É o chamado “flush químico”: coloca-se componentes no óleo do motor, que é ligado por alguns minutos sem rodar. Os químicos adicionados ao motor fazem com que os resíduos e borras acumulados pelo caminho sejam dissolvidos e retirados. Em seguida, todo o óleo com os aditivos é retirado e substituído por óleo novo.

A segunda opção é utilizada para veículos em que o acúmulo já gera problemas. Trata-se da limpeza de cárter pela via física. Neste caso, é necessário remover o cárter, buscar eventuais vazamentos, realizar a raspagem das borras e a limpeza manual de todo o sistema de lubrificação. Em alguns casos, é necessário fazer um banho químico das partes mais afetadas, para retirar os danos mais intensos.

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