Início » Todos os posts » Carros » Gol G4: a história de quem fez história

Gol G4: a história de quem fez história

O Gol G4 foi a geração de mais curta sobrevivência do modelo no mercado brasileiro, especialmente em função do período de transição no qual ele próprio se encaixou em relação ao comportamento do público e dos desejos de consumo do Brasil no mercado automobilístico.

Mesmo assim, seus três anos são parte importante da história automobilística brasileira – assim como cada geração do Gol já lançada. Ele marcou as três décadas de existência do modelo no Brasil e participou da manutenção do modelo como o carro mais vendido de todos os tempos no país.

Saiba mais sobre a história do Gol G4 e sobre sua importância na linha de sucessão do modelo no país.

Mais produzido, vendido e exportado do país

Foto: Car Blog/Reprodução
Foto: Car Blog/Reprodução

Mesmo quem nunca teve um Gol G4 ou de qualquer outra geração, deve ter um carinho especial pelo compacto da VW. Em 35 anos de história no mercado brasileiro (e ainda contando), o veículo passou cerca de 27 anos como o mais vendido do mercado mensalmente.

Quase nove milhões de unidades já foram produzidas, ao longo do tempo. Mais de 6,5 milhões já foram vendidas no Brasil, e o saldo foi enviado para exportações. É – sem dúvidas – o carro brasileiro com os maiores números de toda a história.

Do Projeto BX ao Gol G4

Hoje em sua quinta geração a sob rumores de uma próxima aproximando-se, o Gol é um veterano de guerra. Quando começou a ser desenvolvido, no final da década de 1970, ele tinha a difícil tarefa de substituir o Fusca e fazer frente a modelos mais atualizados, como o Fiat 147 e o Chevette, da GM.

Com um início complicado, o Gol “quadrado” foi ganhando espaço no mercado até consolidar-se como um líder de vendas icônico no país. Não apenas ele fez sucesso, mas toda uma família de carros produzidas sob as mesmas regras estéticas e propostos – uma picape, uma perua e um sedã, por exemplo.

Ao encontrar-se desatualizado, este projeto genuinamente brasileiro deu início a uma sucessão de gerações que ainda está em andamento em sua linha. O Gol “bolinha” foi o primeiro a apresentar formas mais arredondadas, seguido pelo G3, pelo Gol G4 e por sua quinta geração, atualmente vendida no mercado.

O Gol G4 diferencia-se esteticamente por seus polêmicos faróis e lanternas, que agradaram e desagradaram a muitas pessoas. Esta, aliás, é uma característica do Gol: desperta um lado muito passional relacionado a carros no público brasileiro.

Com visual contestado ou não, uma coisa é certa. O Gol G4 foi o sucessor espiritual do que se espera no modelo – um carro de preço justo, confiável, econômico e capaz de aguentar uma utilização um pouco mais exigente, quando necessário – e isso ajuda a manter o seu sucesso.

Volkswagen-Gol-G4 (7)

Mudança de família

Sempre que se fala em uma mudança de geração do Gol, é necessário considerar que ele implica em toda uma “família” de carros da VW – o que atribui ainda mais importância para o modelo. Na transição para o Gol G4, por exemplo, houve a transição geracional da Saveiro, da Parati e do Voyage.

Isso implica em uma série de responsabilidades e pressões para a equipe responsável por atualizar o veículo. É por este motivo que as mudanças de geração do Gol são sempre tão marcadas no imaginário popular do brasileiro.

Aposentadoria do Gol G4

O Gol G4 pode ser considerado um carro de transição do modelo. A geração durou entre 2005 e 2008 – o que é um período completamente normal para a atualização de um modelo de carro. Para um Gol, no entanto, com mais de 35 anos de história, é uma passagem relativamente curta.

O Gol G4 foi substituído pelo Gol G5, quando o modelo começou a perder popularidade e foi necessário colocá-lo em um segmento um pouco mais sofisticado, dando espaço aos subcompactos que estava por chegar no mercado brasileiro com força significativa.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos