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Freios EBD – Electronic Brake Distribution: Como funcionam?

O sistema EBD, do inglês Electronic Brake Distrubution – ou distribuição eletrônica de frenagem é um dispositivo de segurança presente em diversos veículos. Trata-se de controles adicionais dos freios, que podem aumentar e melhorar a funcionalidade do sistema de travagem anti-bloqueio.

Por isso, o EBD geralmente é composto de diversas ferramentas em conjunto. Utiliza-se sensores de velocidade, moduladores de força de frenagem, unidades eletrônicas de controle, sensores de guinada e sensores do ângulo da direção.

Sistema de freios EBD

Muitas vezes, estes dispositivos também são aproveitados por outros sistemas de segurança. É o caso de controles de estabilidade e tração, por exemplo.

Saiba como funciona um EBD, e qual sua utilidade:

Como funciona um EBD – Electronic Brake Distribution?

Um sistema de distribuição eletrônica de frenagem confere as informações dos sensores de velocidade para determinar se há alguma roda que não está rodando na mesma velocidade que as outras.

O sistema pode comparar, ainda, as informações dos outros sensores, para ver se há inconformidades. Os dados são, então, processados por unidades de controle eletrônico para determinar o que deve ser corrigido.

Se estas unidades determinarem que há desequilíbrios no funcionamento das rodas, utilizam os moduladores de força nestas rodas. Isso ocorre de forma dinâmica. Assim, a força pode ser continuamente modulada em resposta ao funcionamento do veículo.

Qual o propósito de um EBD?

O propósito de um EBD é semelhante ao de outras tecnologias anti-bloqueio das rodas e controle de tração. Estas tecnologias são desenvolvidas para evitar que as rodas tranquem – o que pode tirar o controle do veículo rapidamente.

EBD Distribuição Eletrônica de Frenagem

Diferentemente de outros sistemas de frenagem, o EBD é capaz de modular a força do freio dinamicamente. Assim, cada roda recebe a atenção necessária para cada momento. Desta forma, a diferença de cargas não é tão impactante nas rodas.

Em circunstâncias normais, o peso de um veículo é deslocado para frente quando ele freia. Como isso gera mais carga para as rodas dianteiras, o EBD responde à situação diminuindo a força de frenagem nas rodas traseiras (menos carregadas em função da frenagem).

No entanto, se o veículo estiver com a traseira totalmente carregada, é necessário outro tipo de modulação. A principal vantagem de um EBD é a capacidade de lidar com este tipo de dinâmica diferenciada. Ao invés de agir automaticamente de acordo com a situação, ele responde às circunstâncias reais e instantâneas do veículo.

O que acontece quando um EBD falha?

Caso um EBD falhe, os sistemas normais de frenagem continuam funcionando normalmente. Isso significa que você não estará em risco exagerado caso ele funcione inadequadamente. No entanto, é importante dar atenção imediata ao problema e ter cuidado ao frear.

O EBD e o ABS compartilham muitos componentes – em especial o sistema anti-bloqueio. Por isso, é comum que quando o seu EBD falhar, o principal componente do ABS também esteja em situação complicada. Por isso, ao invés de aplicar a pressão constante no pedal de freio típica de um ABS, utilize os freios como se fossem um sistema comum de frenagem.

Após a correção do problema, cheque por vazamento no fluido de freio, Também é essencial conferir as condições do sistema ABS como um todo.

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