Enquanto é criticada pela falta de renovação em alguns modelos de sua frota, a Fiat não parece ter nenhuma intenção de deixar a Strada 2018 ficar obsoleta. Não bastasse o domínio da Toro no novo segmento de picapes pré-intermediárias, a Fiat quer criar ainda mais competição para a Oroch, adotando novas dimensões para o Strada 2018.
Maior, com nova motorização e a ambição de manter uma versão com as dimensões atuais, a Strada 2018 parece ser o início de uma linha quase própria. Isso não é injusto, considerando seu domínio no segmento, e a confiabilidade que o nome “Strada” passa para o público.
Confira as novidades do projeto ainda incipiente da Strada 2018, e o que se espera para seu lançamento:
Maior, com novos concorrentes
A Strada 2018 deve aproveitar o lançamento das plataformas maiores da Fiat – que afetarão, até mesmo, o Palio. As novas dimensões são significativas, colocando-a em um segmento mais semelhante ao da Oroch, do que o atual.
Segundo as informações divulgadas pela montadora, os 4,47 metros atuais, serão substituídos por 4,70 de comprimento. Embora ainda sejam 21 centímetros a menos do que a Toro, trata-se de um centímetro a mais do que a Oroch. Por isso, além da mudança de dimensões, a Strada 2018 será acompanhada de um reposicionamento de preço.
Manutenção do modelo atual
Para quem gosta do modelo atual, não há motivos para desespero. As informações atuais são de que a Strada 2018 deverá ser lançada nas novas dimensões e no tamanho atual. Será uma versão do modelo considerado de frota, para competir no segmento das picapinhas com a força atual.
Ao que tudo indica, a intenção da Fiat é desenvolver o novo segmento e, eventualmente, lançar um novo modelo para as picapinhas. Por enquanto, o custo de abrir mão da liderança do segmento não está entre os projetos da Fiat, por motivos óbvios. Por isso, pode-se esperar uma Strada dupla durante algum tempo, na linha da montadora italiana.
Nova motorização
Com duas versões de tamanho, a Strada 2018 deverá ser lançada com dois motores diferentes. A versão que corresponde ao tamanho atual, deve manter o 1.4 já conhecido pelo o modelo. A nova versão deve utilizar o novo 1.3 GSE de quatro cilindros, e uma versão mais poderosa 1.8, com tecnologia E.torQ EVO.
As duas versões devem render, respectivamente, 100 cavalos e 139 cavalos de potência para o modelo. Nas versões automáticas, o câmbio deverá ser o mesmo utilizado nos modelos pós FCA, de seis velocidades.
Preço e expectativas
Obviamente, uma mudança tão significativa não ocorre sem uma nova tabela de preços. Enquanto a tendência é que a versão menor tenha os preços segurados, a Strada 2018 de 4,70 m deverá ter seu valor mais próximo da Oroch.
Atualmente, a Oroch parte do valor próximo aos 65 mil reais. Considerando a distância confortável entre este preço, as picapinhas e a Toro, tudo indica que a Strada 2018 deverá manter-se no mesmo patamar.
O resultado é que a Fiat terá uma picapinha na faixa intermediária dos 40 mil reais, uma picape urbana na faixa intermediária dos 60 mil, e a Toro, partindo da faixa intermediária dos setenta mil. Se os resultados forem semelhantes aos atuais, isso significa que ela terá a liderança nos três segmentos de picapes mais leves, no Brasil.
Mudanças no segmento
As mudanças de segmento e reposicionamento não são exclusivas da Strada 2018. Entre as principais “picapinhas” do mercado, a única que não apresenta sinais de mudanças neste sentido, é a já cansada Montana. Muito se fala sobre o reposicionamento da Saveiro, especialmente com a adoção das plataformas MQB pela VW.
Ao que tudo indica, o faixa de preço estreada pela Oroch é bastante interessante para as montadoras, já que estão dispostas a colocarem modelos de ótima performance comercial nesta nova categoria.
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