Início » Todos os posts » Dicas » Como ser piloto de helicóptero?

Como ser piloto de helicóptero?

Ser piloto de helicóptero nem sempre é um sonho tão comum quanto ser piloto de grandes aviões comerciais, mas – mesmo assim – tem um charme todo especial e habita a mente de muitos jovens e entusiastas que ainda desejam seguir a carreira.

Quem consegue realizar o desejo de ser piloto de helicóptero entra em um mercado muito bem remunerado e requisitado, com alto índice de empregabilidade. De fato, o investimento não é necessariamente barato – mas não diferencia-se muito do valor investido em um curso superior particular.

Assim como ocorre para quem desejar ser remunerado por pilotar aviões, há dois níveis de habilitação para ser piloto de helicóptero:  piloto privado e comercial.

Foto: Pixabay/CCBY
Foto: Pixabay/CCBY

Curso de piloto privado

Para iniciar a carreira de piloto comercial, é necessário ser aprovado como um piloto privado, antes. O piloto privado pode estar no comando de helicópteros até determinado tamanho e não pode exercer nenhuma função remunerada relacionada à habilidade (assim como o portador da CNH B, de carros leves, não pode ser remunerado por dirigir).

Para entrar no curso, é necessário ser admitido em um exame médico regulamentado pela ANAC, que deve ser encaminhado pela escola de pilotagem que você escolher. Após aprovado, iniciam-se as aulas teóricas, que duram cerca de quatro meses no total.

Com o término destas aulas, é necessário ser aprovado no exame teórico com 70% de acertos.  As aulas práticas devem somar 35 horas de voo (ou mais, dependendo da avaliação das necessidades do candidato, feita por seu instrutor).

Após o cumprimento destas horas, é necessário realizar a prova de voo. Com a aprovação neste exame prático, o candidato está oficialmente habilitado a ser piloto privado.

Curso de piloto comercial

O curso de piloto comercial é a segunda etapa na carreira para ser piloto de helicóptero de maneira profissional. O curso segue todas as etapas do curso de piloto privado, mas em versão mais complexa e exigente que o candidato precisa realizar para estar apto a conduzir cargas e passageiros.

Isso inclui 100 horas de prática de voo, no mínimo, e um exame de voo mais rigoroso do que o curso de piloto privado. Ao ser aprovado, o candidato está apto a trabalhar com helicópteros e ser devidamente remunerado por isso.

Leia também: Como ser piloto de avião comercial?

À medida em que acumula horas de voo, o piloto torna-se apto a pilotar em diferentes circunstâncias e diferentes portes de helicóptero, aumentando a complexidade e, por consequência, a remuneração.

Quanto custa para ser piloto de helicóptero?

O investimento necessário para ser piloto de helicóptero varia de acordo com o local do curso, o tipo de equipamento utilizado e o renome da escola frequentada pelo candidato. Em geral, a parte mais custosa do processo de formação está nas horas de prática de voo exigida.

Estima-se um cálculo base em torno de um salário mínimo por hora de voo (podendo variar para mais ou para menos). Para preparar-se financeiramente para a habilitação profissional, é necessário considerar que o piloto privado precisa de 35 horas de prática e o comercial deve praticar ao menos 100 horas adicionais.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos