Início » Todos os posts » Dicas » Como ser piloto de avião comercial?

Como ser piloto de avião comercial?

O sonho de ser piloto de avião comercial habita a mente de muitos jovens e adultos, mas eles nem sabem quais são os passos necessários para realizar o desejo de voar pelos céus e conhecer novos lugares como uma atividade profissional.

O caminho é longo – e nem sempre é barato. No entanto, é um mercado que costuma ser bem remunerado e com boa empregabilidade, fato que faz este sonho ser movido, também, pelo alto retorno da função.

Saiba o que é necessário fazer para ser piloto de avião comercial:

Foto: Escola de Aviação do RS/Reprodução
Foto: Escola de Aviação do RS/Reprodução

1ª Etapa: Piloto Privado

O primeiro passo para ser piloto de avião comercial está em tornar-se um piloto privado. Para isso, é necessário realizar a matrícula em um Curso de Piloto Privado, geralmente em escolas de aviação civil, que seja certificado e homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O candidato passa a frequentar o curso se for aprovado nos exames médicos que geram o Certificado Médico Aeronáutico. Se for reprovado, o candidato não pode dar início às aulas.

Com o certificado em mãos, pode-se iniciar o curso teórico, que inclui o estudo de pontos como meteorologia, teoria do voo, regulamentos do tráfego aéreo, conhecimentos específicos e navegação aérea. Ao final do curso, que dura cerca de três meses, deve-se realizar o exame teórico.

A aprovação no exame teórico é necessária para a validação ou início das aulas práticas, durante as quais o piloto deve acumular, no mínimo, 35 horas de voo – podendo variar, de acordo com o observado pelo instrutor.

Com as horas definidas completadas, o candidato está habilitado a realizar o voo de avaliação – se aprovado neste voo, ganha a Licença de Piloto Privado de Avião.

Ser um piloto privado é apenas a primeira etapa para ser piloto de avião comercial. É o equivalente, na aviação, de conseguir a carteira B da CNH. Torna o piloto apto a estar no comando de aviões privados sem executar a atividade de maneira remunerada.

2ª Etapa: Piloto Comercial

O Curso de Piloto Comercial é o que realmente leva a uma vida profissional no ramo e o primeiro critério para que o aluno ingresse nele é possuir a Licença de Piloto Privado de Avião – por isso, a primeira etapa é tão essencial.

Além da licença anterior, é necessário passar por uma nova bateria de testes médicos, mais rigorosos para poder frequentar as aulas, que são uma evolução mais técnica e aprofundada do conteúdo disponibilizado no curso anterior.

Sua duração também é de cerca de três meses, culminando no exame teórico, onde é necessário 70% de acertos para que o candidato seja aprovado. No caso do Curso de Piloto Comercial, são necessárias ao menos 115 horas de voo para que seja realizada a prova de avaliação.

Se o examinador da prova conceder a aprovação técnica para o candidato, o estudante finalmente recebe a Licença de Piloto Comercial de Avião, com a qual poderá exercer atividades remuneradas ao pilotar uma aeronave.

Acúmulo de experiência

Com a segunda licença em mãos, inicia-se a carreira de ser piloto de avião comercial – geralmente, com pequenas cargas e aeronaves, em voos pequenos e particulares. Com o tempo e o acúmulo de experiência, o profissional passa a ser requisitado para atividades mais complexas, podendo ser o responsável por linhas aéreas transcontinentais.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos