Início » Todos os posts » Dicas » Como pintar um carro? Dicas práticas

Como pintar um carro? Dicas práticas

Se a pintura do seu automóvel já está gasta ou claramente ultrapassada, saber como pintar um carro pode ser uma solução prática e barata. É uma habilidade que pode poupar uma quantidade boa de dinheiro. Ainda por cima, se você fizer o trabalho com qualidade, garante que a pintura será bem feita.

Para pintar um carro com qualidade, é importante preparar-se e ser bastante sistemático na abordagem. O procedimento não é exatamente simples, mas uma boa organização pode garantir resultados diferenciados.

Saiba como pintar um carro com qualidade e resultados profissionais:

Material necessário para pintar um carro

Se você quer saber como pintar um carro, é importante saber que a atividade é bastante trabalhosa. O procedimento completo pode levar de alguns dias a algumas semanas (se você só puder dedicar o final de semana, por exemplo).

Preferencialmente, o procedimento deve ser realizado em local fechado. Isso evita elementos e sujeiras indesejados, que podem diminuir a qualidade do resultado final.

Como pintar um carro

É necessário possuir lixas (em boa quantidade), uma lixadeira elétrica, fita adesiva, jornais, um compressor de ar, uma pistola spray, solventes, máscaras faciais, óculos de segurança, tinta base, tinta acrílica (ou esmalte) e verniz compatível.

Para um carro de tamanho entre pequeno e médio, é necessário cerca de um galão de tinta base, três galões da tinta principal e dois a três galões de verniz. Para carros grande, é necessário aumentar as medidas em cerca de 50%. Com a prática, é comum que se possa reduzir as quantidades.

Se você deseja pintar apenas uma parte do veículo, com a mesma cor da pintura original, não tenha medo. Procure na documentação do carro qual é sua cor exata e o código que a acompanha. Anote os dois dados e leve à loja especializada em tintas. A equipe será capaz de uma mistura igual.

Preparo

Em primeiro lugar, limpe toda a sua área de trabalho. Se necessário, passe o aspirar e faça uma verdadeira faxina. Se for realizar o trabalho na rua, não o faça sob árvores ou qualquer outro local com risco de queda de sujeiras.

Defina as áreas que você não quer que sejam pintadas. Estas áreas devem uma cobertura com fita adesiva. Coloque seus equipamentos de proteção e faça a limpeza do local.

Tirando a tinta

O primeiro passo para pintar um carro é retirar a tinta que já há nele. Utilize a lixadeira em movimentos circulares sobre a tintura. Em locais de difícil acesso, é possível que você precise usar uma lixa comum.

O resultado que você deve esperar é que o metal do carro esteja completamente exposto, e sua superfície esteja lisa. Não pode haver camadas diferentes deixadas para trás. Em seguida, utilize um pano embebido em solvente para limpar toda a superfície e remover pó e resíduos. Espere até que todo o solvente tenha evaporado de forma completa antes de continuar.

Aplicação da base

Lembre-se de proteger as áreas que não serão pintadas com um forro de jornal e fita adesiva. Faça o procedimento com cuidado para não permitir vazamentos.

Pegue a tinta base e, se necessário (de acordo com as regras da lata), faça as misturas exigidas pelo produto. Se possível, pratique sua pintura com spray antes de utilizá-la no carro. Procure por algum pedaço metálico (em um ferro velho, por exemplo) e teste sua habilidade.

O método correto é utilizar a pistola de spray a cerca de 30 centímetros da lataria. A movimentação deve ser realizada de um lado para o outro, com velocidade constante. Apenas aperte o gatilho quando sua mão já estiver em movimento, para evitar concentração desigual nos momentos em que sua mão estiver parada.

Comece a pintura das partes mais altas para as mais baixas. Após aplicar em todo o veículo, deixe secar para aplicar novamente, de acordo com as instruções do produto. O ideal são três camadas de base antes da pintura.

Depois que a base for aplicada e seca, utilize uma lixa manual para deixar a superfície mais lisa. Utilize-a sem muita força. A ideia é alisar a superfície, e não arrancar a base recém aplicada. Em seguida, passe um pano com apenas um pouco de solvente misturado. Não exagere no solvente para evitar retirar a tinta.

Pintura

Com a base seca, o procedimento de pintura é basicamente semelhante ao anterior. Prepare a tinta e aplique, com a mesma técnica da pistola de spray. Após aplicar a tinta sobre todo carro, aguarde que seque para aplicar novas camadas. No total, você deve passar cerca de três ou quatro camadas.

Antes da última camada, repita o processo de lixamento leve e passagem do pano com solvente para suavizar a superfície. Quando a última camada estiver seca, repita o processo com duas camadas de verniz.

Quando o verniz secar, seu carro estará pronto para ser encerado e sair para as ruas! A única parte adicional para aprender como pintar um carro com perfeição, é conferir se toda a superfície ficou lisa. Qualquer imperfeição pode ser corrida com um pano úmido com um pouco de solvente e uma nova camada leve do produto afetado.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos