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Como o freio de mão funciona?

O freio de mão é uma tecnologia de segurança extremamente importante para que os carros estejam livres de danos mesmo quando seu proprietário estiver longe. Por não ter um papel tão relevante enquanto o carro está em movimento, muitas pessoas esquecem que ele é um item de segurança essencial.

No entanto, é importante que o freio de mão receba a atenção necessária e que o motorista saiba como ele atua sobre o carro para evitar uma série de possível danos que sua utilização incorreta pode causar.

Saiba o que é e como funciona o freio de mão:

O que é o freio de mão?

Foto: Automnews/Reprodução
Foto: Automnews/Reprodução

O freio de mão é, na prática, um sistema secundário de freios instalado em veículos a motor. Também conhecidos os freios de emergência ou freios de estacionamentos, eles não funcionam através de um sistema hidráulico e são independentes dos freios comuns utilizados nos pedais para desacelerar e parar os carros.

Ele é obrigatório em todos os veículos por questão de legislação praticada em basicamente todo país do mundo que regulamenta a segurança automobilística.

Como o freio de mão funciona?

O freio de mão de um carro consiste em uma alavanca que aciona um sistema de frenagem completo do veículo, que funciona mesmo quando o sistema hidráulico primário falha. Quando este mecanismo é acionado, o cabo do freio passa por uma alavanca intermediária que aumenta a força da puxada do motorista. Esta força é aplicada uniformemente entre os freios através de um sistema de balanceamento, parando o carro completamente.

Geralmente, uma alavanca mecânica é adicionada ao disco já existente ou ao freio a tambor do carro. No último caso, o cabo do freio de mão passa diretamente para o mecanismo de frenagem da roda. No caso de freios a disco, uma alavanca adicional e um parafuso são adicionados ao pistão já existente.

Quando o freio e acionado, neste caso, a alavanca força o pino contra o pistão, que normalmente seria ativado pela ação do sistema hidráulico acionado pelo pedal.

Quando utilizar o freio de mão?

Utilizar o freio de mão para parar um veículo em movimento que não esteja passando por uma falha completa em seu sistema de frenagem não é recomendado, pois pode danificar o sistema primário do seu veículo.

Por isso, pode não ser uma boa ideia fingir de conta que você é um piloto de corrida e ativar o freio de mão para fazer o conhecido cavalinho de pau. Dirigir com o freio de mão acionado, mesmo que parcialmente, pode causar uma série de danos – tanto aos cabos deste sistema, quanto ao sistema primário de frenagem. Se for necessário fazer isso por algum motivo, tente levar o carro para uma revisão o quanto antes, para garantir que seu funcionamento não tenha sido danificado.

A utilização mais comum do freio de mão é para manter o veículo em segurança enquanto está estacionado. Aqueles que dirigem carros de transmissão manual, ou com transmissão híbrida, geralmente acionam o freio toda vez que pretendem sair do carro.

Se não estiver com o sistema ativado, há chances de o carro simplesmente sair andando sozinho pela rua, caso haja uma inclinação forte no local onde ele foi estacionado. Carros com transmissão automática geralmente dependem menos do freio de mão, especialmente nos casos em que o ponto Neutro trava as rodas do carro.

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