Início » Todos os posts » Carros » Como funciona o motor de um carro?

Como funciona o motor de um carro?

Entender como funciona o motor de um carro nos dias atuais parece relativamente simples hoje, em que os veículos são parte essencial de uma cidade. No entanto, imaginar isso um século atrás, quando pessoas precisam caminhar ou andar a cavalo seria um trabalho muito mais complicado – principalmente se você precisasse percorrer longas distâncias para isso.

Embora a “invenção” roda tenha mais de 5.500 anos de idade, os carros motorizados como conhecemos hojesó começaram a existir após 1885, quando um alemão chamado Karl Benz utilizou um pequeno motor a gasolina e uma carroça de três rodas, criando o primeiro automóvel primitivo conhecido.

Duas décadas antes disso, outro alemão – Nikolaus Otto – havia criado o motor a gasolina, sendo a invenção primordial para ser utilizada em todos os carros que posteriormente seriam lançados ao redor do mundo.

Entenda o que é e como funciona o motor de um carro:

Quais são as partes de um motor?

Os motores de carros são construídos em torno de “pequenas panelas” chamadas de cilindros – em geral, utiliza-se entre dois e doze cilindros, dentro das quais o combustível é queimado.

Eles são feitos de metal bastante resistente e são hermeticamente fechadas, com exceção de uma de suas pontas, que tem a capacidade de abrir e fechar. São, na verdades, pistões que deslizam para cima e para baixo dentro do cilindro.

Como funciona o motor de um carro

No topo de cada cilindro, há duas válvulas. A válvula interna é a que permite que o combustível e o ar necessário para a combustão entrem no cilindro. Estes são os “ingredientes” essenciais para entender como funciona o motor de um carro.

A válvula externa deixa que os gases criados na combustão escapem pelo cilindro. Ainda sobre o cilindro, há um ignitor (chamado de vela), que é um dispositivo eletronicamente controlado para criar a chama necessária para a combustão.

Como funciona o motor de quatro tempos?

O motor de quatro tempo, que é a base do funcionamento dos motores desde sua criação, funciona – como é de se imaginar – em quatro etapas:

  • A injeção é a primeira etapa, e ocorre quando a movimentação do pistas e da válvula de entrada no cilindro favorecem que o cilindro seja abastecido com gasolina e ar;
  • Com o cilindro abastecido, é a hora da compressão, que ocorre quando a válvula de entrada fecha e o pistão chega mais perto do topo do cilindro, comprimindo o ar e a gasolina. Comprimidos, eles são ainda mais inflamáveis. Quando o pistão chega ao topo do cilindro, ele ativa a vela, que gera o fogo para iniciar o processo de combustão;
  • Com o fogo aceso, ocorre uma pequena explosão dentro do cilindro. O combustível queima imediatamente, gerando um gás quente que empurra o pistão de volta para sua posição original, fazendo com que o a parte mecânica do motor seja movimentada, o que move as rodas e, por consequência, todo o carro. Este processo de combustão é a parte essencial sobre como funciona o motor de um carro.
  • O pistão volta a subir para empurrar os gases gerados na combustão para fora, através de um segundo duto, que é o responsável pelo processo de exaustão. Se estes gases não saírem, provavelmente não ocorrerá processo de combustão. Com os gases retirados, o pistão volta a baixar, auxiliando na reentrada de ar e gasolina e reiniciando este ciclo.

No vídeo abaixo do canal do Youtube, Manual do Mundo, você pode conferir detalhadamente como funciona o motor de um carro.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos