Início » Todos os posts » Carros » Apple Car: O que sabemos sobre o Projeto Titã?

Apple Car: O que sabemos sobre o Projeto Titã?

Há algum tempo, os rumores sobre o Apple Car fazem parte das notícias que mais chamam a atenção no mundo automotivo. O Apple Car, também chamado de “Projeto Titã” pela mídia internacional, é o primeiro projeto automotivo da empresa de tecnologia mais valiosa do mundo e, se seguir sua atuação em todos os mercados onde entra, deve ser revolucionário.

Embora as características do veículo ainda não sejam muito conhecidas, especialmente em função da volatilidade do projeto, uma série de rumores já circulam a respeito de sua produção. Confira as principais informações que circulam pelo mercado a respeito do possível elétrico da Apple, e todas as questões envolvidas neste processo:

Preço final já especulado

Em um entrevista ao site Apple Car Fans, o analista financeiro da Apple Gene Munster comentou que o Projeto Titã provavelmente rivalizaria com o principal projeto da Tesla, custando em torno de 75 mil dólares, com uma estimativa de chegar ao mercado em torno de 2021.

Apple Car

Embora seja absolutamente especulativo, e a data não corrobore com outros rumores que circulam no mercado, a declaração dá uma boa ideia a respeito do que a Apple não divulga oficialmente. É, aliás, bastante coerente que o Apple Car busque competir com carros como o Model S 90D.

Horizonte de lançamento e possibilidade de condução automática

De acordo com o Wall Street Journal, o Apple Car possui o objetivo de chegar às ruas no ano de 2019, e já possui uma equipe de quase duas mil pessoas trabalhando diretamente no projeto.

A mesma matéria indica que executivos da Apple já comentaram que o carro provavelmente não poderá abrir mão de motoristas integralmente, em especial em função da regulamentação ainda incipiente a respeito de carros autoconduzidos. A possibilidade de um semi-autônomo, no entanto, é bastante considerada, segundo a publicação.

É importante levar em conta que, após a publicação da notícia, alguns dos líderes do projeto saíram da Apple, o que faz com que a nova previsão para 2021 seja mais coerente do que a primeira especulação para 2019.

Possibilidade de fabricação pela BMW já descartada

Durante bastante tempo, a Daimler – corporação proprietária de marcas como a BMW e a Mercedes-Benz – foi cogitada como a possível fabricante mecânica do projeto da Apple, havendo alguns registros de negociação entre executivos das duas gigantes.

De acordo com a mídia especializada alemã, no entanto, as negociações foram abortadas devido a uma série de divergências em relação à manutenção da tecnologia e à segurança dos dados produzidos pelos veículos.

Atualmente, fala-se que a fabricante mais próxima a produzir o carro é a meio canadense e meio austríaca Magna, conhecido grupo de engenharia automotiva.

Apple Car estaria sendo desenvolvido na Europa

Embora todo o histórico da empresa indique a produção do protótipo ocorra em São Francisco, nos EUA, jornais alemães afirmam que o Apple Car está sendo desenvolvido no solo germânico, em uma espécie de laboratório secreto perto de Frankfurt.

Outras informações que surgiram após a declaração do jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, dizem que a equipe e o local buscam, na verdade, obter influência e dados a respeito da regulamentação de carros autônomos no continente europeu, ao invés de produzir o veículo, propriamente dito.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos