Início » Dicas » Tirar o mau cheiro do carro: Dicas passo a passo

Tirar o mau cheiro do carro: Dicas passo a passo

Você entra no veículo e de repente percebe o inevitável: é necessário tirar o mau cheiro do carro. Essa é a boa opção, na qual você percebeu o problema – é possível que um passageiro conte o problema para você, gerando constrangimento.

Não são poucas as possíveis origens do mau cheiro do carro. Algo tão simples quanto um pouco de água caindo em uma forração um pouco mais suja já pode ser suficiente para começar um terrível odor no interior do veículo. Outras vezes, porém, tirar o mau cheiro do carro pode nem mesmo ser seu foco, pois o odor pode ser indicativo de um problema mecânico.

Tratar o problema não é exatamente fácil, mas está longe de ser impossível. O segredo para tirar o mau cheiro do carro é encontrar a fonte do problema e remover a causa. Alguns tipos de odores são mais fáceis de serem eliminados do que outros, mas nenhum é impossível de ser removido.

Saiba como tirar o mau cheiro do carro através de passos básicos:

Primeiro passo: Identifique as prováveis origens do odor

Existem algumas partes do carro que são mais propensas a acumularem material que gera mau cheiro. Começar por elas é a forma mais segura de encontrar o odor. O primeiro passo é conferir o assoalho do veículo, sem esquecer de olha sob os tapetes.

Utilize um papel toalha no assoalho para conferir se há umidade no chão. Confira se o próprio papel toalha não adquire o odor ruim, ao passar sobre certos pontos.

Faça testes, também, nos assentos. As juntas – entre o apoio das costas e o assento – e a parte de baixo dos bancos são especialmente propensas para acumular material. Se necessário, mude as posições e rebata os bancos para certificar-se de que o cheio não vem destes pontos.

Não esqueça dos compartimentos de armazenagem. Porta-trecos, porta-luvas, pequenos espaços para copos, moedas e qualquer outras superfície de armazenamento pode acumular odores. O mesmo, é claro, acontece com o porta-malas, que devem ser revistado. Confira, inclusive, dentro do pneu reserva, para ver se não há nenhum líquido ou acúmulo de materiais que possa causar o cheiro.

Seguindo estes passos, você deve encontrar a fonte do odor, podendo partir para o ato de tirar o mau cheiro do carro, no terceiro passo. Se não encontrou a origem, dê atenção especial ao passo seguinte.

Segundo passo: Cogite problemas mecânicos como a origem do problema

Muitas vezes, o mau cheiro pode ter a origem em problemas mecânicos do veículo. Se você realmente não conseguiu encontrar a origem, leve o carro a um mecânico e conte sobre o problema. Ele saberá se a origem é mecânica, ajudando em sua causa.

Terceiro passo: Limpando o carro

Se você encontrou a origem do odor, a solução é bastante simples. Basta lavar especialmente a área afetada. Na prática, a melhor opção sempre é lavar todo o carro, para garantir que o resto do interior não absorveu o cheiro ruim.

Sempre é uma boa ideia levar a um profissional para uma limpeza mais profunda, mas você pode seguir estes passos para uma limpeza completa. Utilize um pouco de bicarbonato de sódio pulverizado sobre os assentos e o assoalho e, se possível, espere de quatro a seis horas para que faça efeito.  Depois da espera, aspire o todos os tecidos e carpetes do veículo.

Se aspirar não for suficiente, utilize um “shampoo” especial para carros. Deixe que o produto aja pelo tempo recomendado sobre os tecidos e retire de acordo com o procedimento indicado na embalagem. Embora seja muito mais trabalhoso, essa deve ser uma solução rápida para o problema.

Se nenhum dos procedimentos resolveu o problema, é possível que o odor não esteja dentro do carro. Para tirar o tirar o mau cheiro do carro, neste caso, troque o filtro do ar e peça para um mecânico conferir se não há nada acumulado na grade e nas entradas de ar (como um animal morto em decomposição, por exemplo).

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas