Início » Carros » Som automotivo: As melhores marcas do Brasil

Som automotivo: As melhores marcas do Brasil

O som automotivo é um item quase indispensável para os motoristas, seja qual for o modelo ou a faixa de preço do veículo. O som expressa parte da personalidade do proprietário do veículo, e proporciona um momento de lazer no trânsito que nem sempre é agradável.

Existem algumas marcas de som que se destacam no mercado brasileiro. Este post fará uma breve análise das principais características de cada uma delas, reunindo as principais análises e comentários sobre os modelos disponíveis no mercado.

As melhores marcas e sua popularidade

Ao se falar de som automotivo (e não, necessariamente, apenas de caixas de som), há algumas marcas consagradas no mercado nacional, e outras em franca expansão.

Sem nenhuma dúvida a marca mais popular do Brasil é a Pioneer. Com uma ampla variedade de modelos, é comumente a mais indicada em fóruns e lojas. Possui modelos que vão desde as faixas de entrada até os mais exclusivos.

som-automotivo

A Sony é outra marca que, em praticamente toda a sua linha de produtos, representa confiabilidade e qualidade. Geralmente é apontada como uma fabricante entre as melhores do ramo, e seus modelos de ponta e centrais multimídia são reconhecidos pela alta tecnologia embarcada.

Alguns analistas indicam que o sucesso da Sony se baseia no aproveitamento tecnológico de outros produtos para o som, e isso dá a ela uma qualidade impressionante nos produtos high end. Os sistemas touch e de voz da Sony, por exemplo, estão entre os melhores do meio automotivo.

A Kenwood também está entre as mais populares do Brasil, e apresenta uma linha igualmente completa e versátil. Nem sempre as avaliações são tão positivas quanto as de outras marcas, no caso da Kenwood, mas o retorno geral é de um equipamento de qualidade com bom custo-benefício.

Uma marca que tem se tornado destaque recentemente é a Bravox. Com mais de 60 anos de mercado, a marca vem tomando posições de destaque desde os anos 2000, apresentando uma aliança em um equipamento de qualidade, com as últimas tecnologias disponíveis, e um valor de mercado acessível.

A percepção dos usuários

Os fatores que agregam valor e qualidade a um som automotivo mudaram com o tempo. Houve uma época em que o importante era não estragar a fita, depois, um bom som era aquele que não deixava o CD pular quase nunca.

Hoje com um acervo tecnológico muito maior, que inclui até mesmo modelos com conexão online, aliar estes diferenciais à qualidade é o fator determinante. Um bom som precisa apresentar recursos, e precisa que estes recursos funcionem adequadamente.

Marcas como a Pioneer e a Sony raramente apresentam queixas sobre a qualidade de seus produtos, e costumam os entregar por um valor justo. Mas a Pioneer é, de longe, a que apresenta melhores avaliações.

A impressão que os usuários passam sobre um som automotivo da Pioneer é que ele é ótimo em qualquer faixa de preço. Embora seja um pouco mais caro que os outros, não é comum ver seus proprietários reiterando para pessoas com dúvida que “a diferença vale a pena”.

Não é uma surpresa que o modelo mais vendido da atualidade seja dessa marca. O som automotivo Pioneer MVH-X368BT está entre os mais procurados do Brasil, e o mais vendido de sua categoria.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas