Início » Todos os posts » Carros » Parafuso antifurto para rodas: Como funciona?

Parafuso antifurto para rodas: Como funciona?

No Brasil, estima-se que a cada 40 segundos uma roda seja roubada, em média. Por isso, equipamentos de proteção, como o parafuso antifurto para rodas, tornam-se cada vez mais populares e mais interessantes para o consumidor final.

Uma roda de qualidade é um investimento significativo e – juntos a kits multimídia removíveis – estão entre os acessórios de carro mais visados por ladrões pela facilidade de revenda no mercado paralelo e relativa facilidade de realizar o roubo, quando não há testemunhas por perto.

Não é porque é fácil revender, no entanto, que você deve facilitar o serviço deles! Pelo contrário: o parafuso antifurto para rodas é um solução bastante acessível, em relação ao custo de um jogo de rodas e que aumenta significativamente o nível de segurança do seu carro contra a ação de ladrões.

O que é um parafuso antifurto para rodas?

Parafuso antifurto para rodas de carros

O parafuso antifurto para rodas consiste em um jogo de parafusos e uma chave específica para estes parafusos. Geralmente, são quatro parafusos e basta substituir um parafuso de cada roda do carro pelo dispositivo especial do kit antifurto.

Estes equipamentos possuem, dentro do próprio parafuso, uma codificação especial, que só pode ser ativada pela chave específica daquele código, que acompanha o kit de segurança. Isso quer dizer que, sem a chave, é quase impossível soltar a roda do veículo.

Parafuso antifurto para rodas segredos
Segredos dos parafusos antifurto para rodas

Quem é ainda mais preocupado por segurança pode mesclar mais de um kit para exigir diferentes chaves para a liberação de uma roda do eixo. Os kits costumam apresentar material de alta qualidade e durabilidade e as fabricantes e montadoras reconhecidas no mercado costumam oferecer um serviço de recuperação, caso o dono do equipamento acabe perdendo a chave.

Quanto custa um kit de parafuso antifurto?

O valor depende da fabricante, da qualidade do material e do tipo de parafuso antifurto para rodas que será comprado. Marcas buscando espaço no mercado podem vender o equipamento por um valor em torno dos cem reais, enquanto montadoras de carros podem oferecer os kits em suas concessionários por valores em torno dos 500 reais, podendo ultrapassar esta faixa, dependendo do local.

Leia também: Rodas esportivas de carros: 100 fotos de dar inveja

Ele garante que minha roda não será roubada?

Um kit de parafusos antifurto não irá garantir com certeza absoluta de que a roda do seu carro não será roubada. No entanto, ele oferece um grande nível de dificuldade adicional, que mesmo os ladrões mais especializados em roubos de roda levarão bastante tempo para conseguir ultrapassar – caso consigam.

Antifurto para estepe

A maioria dos kits acompanha apenas quatro parafusos, mas sabe-se que o roubo de estepes é um grande problema para os donos de carros de todos os tipos, especialmente porque pode levar muito tempo até que o proprietário perceba o que houve.

Trava parafuso antifurto para estepe de carro

Por isso, alguns kits incluem um quinto parafuso antifurto ou os fabricantes oferecem a peça avulsa com chave própria para proteger o estepe de forma definitiva, assim como as outras rodas. Sempre que possível, recomenda-se fazer esta compra adicional, pois o estepe é um item de segurança fundamental que pode ser facilmente roubado sem que as pessoas percebam o que houve.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas