Início » Carros » Yaris 2017: novo Toyota deve chegar ao Brasil

Yaris 2017: novo Toyota deve chegar ao Brasil

Mais um movimento da Toyota no mercado de populares, o Yaris 2017 é uma promessa há alguns anos e já foi adiada no passado. Com sua sua possível chegada na Argentina, no entanto, o modelo ganha grandes chances de marcar presença nas ruas brasileiras em um segmente intermediário entre o Etios e o Corolla – grande espaço em branco deixado pela montadora japonesa.

Com a experiência ainda amarga do Etios no mercado nacional, é difícil estimar o que deve-se esperar para o lançamento do novo modelo, embora o carro já seja bastante consolidado nos mercados asiáticos, europeus e, até mesmo, nos EUA.

Confira quais são as expectativas sobre o Yaris 2017 e o que se cogita sobre o seu lançamento no mercado brasileiro, que deve ocorrer entre o final de 2016 e o início de 2017:

Meio de campo da Toyota

Toyota-Hybrid-R-concept-6

Na época do lançamento do Etios, uma coisa ficou muito clara em relação às pretensões futuras da Toyota Brasil: a marca havia desenvolvido um grande espaço para a implementação de novos modelos em todo o espectro que envolvia desde o hatch até o Corolla.

Com as dificuldades evidentes do Etios, muito em função de seu design pouco atual, alguns cogitaram na possibilidade de a montadora japonesa abandonar os segmentos abaixo do sedã médio por mais algum tempo, mas o Yaris é a prova de que a montadora estava atenta ao mercado de carros menores na América Latina como um todo.

Hatch e sedã chegam unidos

Sabe-se que na Argentina, aos moldes do que acontece em praticamente todos os mercados onde o modelo está inserido, o Yaris deve chegar nas versões hatch e sedã, alcançando uma gama interessante e aquecida do mercado.

Seu hatch tem o potencial de competir com modelos como o New Fiesta, o 208 e o C3, dependendo da versão que chegar ao país – o que já o coloca imediatamente acima do Etios na linha de sofisticação, enquanto o sedã – o Yaris R – tem o potencial de fazer frente ao bem sucedido Honda City.

Produção na Argentina

Ao que tudo indica, a produção do Yaris e do Yaris R na Argentina é praticamente confirmada, dependendo apenas de estudos de mercado sobre a possibilidade de aceitação no mercado local. Com o modelo sendo produzido no vizinho, é improvável que a Toyota não o traga para o Brasil.

As chances de um Yaris 2017 rodando nas ruas brasileiras são ainda mais sólidas em função de confirmação de um modelo disfarçado circulando perto de Campinas, no Estado de São Paulo. Geralmente, na indústria automobilística, este é o ato que precede o anúncio oficial de um carro no mercado interno.

É necessário considerar, no entanto, que todo o flerte entre Yaris e o mercado brasileiro já acontece há algum tempo. Alguns anos após o lançamento do Etios, a montadora japonesa havia praticamente confirmado a chegada dele ao país, mas o dólar em franca ascensãotoyota-yaris-r-hybrid-concept-1-1200x0

Modelo Tailandês

Uma observação importante feita sobre a mídia especializada a respeito do Yaris 2017 é o modelo que se cogita para a chegada na Argentina. De forma geral, duas versões do carro circulam pelo mundo: a versão tailandesa – mais simples – e a versão que é vendida na Europa e nos EUA – mais sofisticada e bem equipada.

Segundo as informações que circulam no mercado, cogita-se em maior grau que a versão argentina seja a tailandesa – o que não seria, necessariamente, um problema no mercado de lá. Aqui, no entanto, para concorrer com os competitivos 208, C3 e New Fiesta, o modelo pode não ser suficiente, e gerar uma espécie de “síndrome de Etios” na Toyota, ao lançar mais um modelo defasado para o mercado brasileiro.

1 Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

  • Como cadeirante, tenho a preocupação de comprar o Yaris Sedan, em razão do tamanho pequeno do porta malas. Com 326 litros, pouco espaço terei, com a colocação de minha cadeira de rodas.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas