Início » Carros » Novo Nissan Versa 2017: lançamento adiantado e melhorias mecânicas

Novo Nissan Versa 2017: lançamento adiantado e melhorias mecânicas

O Nissan Versa 2017 deve chegar – e deve ser logo. A montadora japonesa corre para que a nova versão saia o quanto antes da planta em Resende, RJ, com o objetivo de ter o veículo já oficializado na sua linha antes das Olimpíadas de 2016 – evento que patrocina e que desfilará cerca de 4.200 dos seus carros.

Veja quais são as novidades previstas para o Versa 2017:

Câmbio automático CVT

A principal mudança efetiva do Versa 2017 é, sem dúvidas, a introdução da possibilidade de transmissão automática com tecnologia CVT para o veículo (o mesmo deve ocorrer com algumas versões do March).

Mesmo ocorrendo um pouco tarde, a Nissan mostra-se corajosa em relação à adição no Versa 2017, dizendo que seu custo ficará similar aos veículos concorrentes que possuem um câmbio automático “de verdade” – aproveitando para alfinetar alguns modelos do mercado que possuem um sistema de embreagem simples menos eficiente.

Antes das olimpíadas do Rio

Foto: Preços Carros/Reprodução
Foto: Preços Carros/Reprodução

Tudo indica que o lançamento do Versa 2017 deva chegar ao Brasil ainda em maio de 2016. A data é consideravelmente antecipada em relação aos lançamentos normais, mas a montadora ainda precisa encontrar espaço para o lançamento especial do Nissan Kicks, além de não poder utilizar o período olímpico para as tarefas.

É necessário que a marca tenha seus principais nomes já lançados no momento do evento, pois é ela uma das patrocinadoras principais do Jogos Olímpicos de 2016. Isso significa que a Nissan certamente pretende expor seus novos modelos durante o evento e as transmissões oficiais, ao invés de apresentar versões que logo serão substituídas. Por isso, é seguro que se espere um Versa 2017 ainda no início de maio chegando ao mercado.

Recém mudado

Com o design reelaborado recentemente para o modelo de 2016, obviamente não haverá nenhuma mudança visual para o Versa 2017 – especialmente considerando o seu lançamento antecipado em relação ao calendário regular do mercado automobilístico no país.

Há, no entanto, chances de sair alguma versão especial – tanto do Versa 2017, quanto do March – relacionada à temática olímpica. Este tipo de versão não afeta o design do carro propriamente dito, na prática, mas é uma oportunidade de testes interessantes para as marcas colocarem em circulação modelos com tendências um pouco mais livres do que aquelas que podem rotineiramente apresentar em um veículo de linha comum.

Foto: Preços Carros/Reprodução
Foto: Preços Carros/Reprodução

Expectativas altas na Nissan Brasil

Segundo o departamento de marketing da montadora japonesa no Brasil, os anos de 2016 e 2017 serão agitados para a montadora no país. O encerramento do segundo período de 2015 demonstrou um importante aumento nas vendas do Versa – muito provavelmente, em função da fabricação nacional e do facelift que atualizou o veículo após tantos anos estático no mercado.

Além da possibilidade de manutenção do crescimento, o patrocínio da Nissan nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (tornando-se uma das principais marcas associadas ao evento) devem aquecer bastante as vendas através da exposição da montadora como o transporte oficial dos jogos.

Fora as questões relacionadas ao Versa 2017, a Nissan ainda gira em torno da expectativa do lançamento do seu crossover Kicks, além de dever monitorar o desempenho das novas picapes intermediárias no mercado e o seu impacto no mercado das picapes do tamanho da Frontier.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas