Início » Todos os posts » Carros » VW Jetta 2017: Nacionalização avançada e novo motor

VW Jetta 2017: Nacionalização avançada e novo motor

O VW Jetta 2017 é um dos principais lançamentos da montadora alemã para o mercado global em 2017.

No Brasil, o modelo é uma das poucas garantias de sofisticação da Volkswagen que é praticamente confirmada em todas as suas versões mais atuais, considerando o longo tempo durante o qual o mercado brasileiro foi tratado como um destino de carros populares pela fabricante, colocando as linhas mais requintadas de veículos a cargo de suas marcas mais premium, como a Audi.

Com novo motor e, finalmente, com a maior parte de sua produção para o mercado interno alocada para o Brasil, o Jetta 2017 promete estar mais competitivo para lidar com seus concorrentes – especialmente com uma média de preços abaixo dos principais nomes do segmento.

Foto: Autos Novos/Reprodução
Foto: Autos Novos/Reprodução

Cronograma de nacionalização

Há algum tempo, a mídia especializada vem indicando os planos da VW de passar a nacionalizar completamente a produção do Jetta – ou, ao menos, o seu processo de montagem. O Jetta 2017 é um exemplo claro de que a montadora definitivamente pretende avançar neste sentido.

É praticamente confirmada a informação de que as versões iniciais do veículo serão montadas na fábrica da alemã em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. As versões mais avançadas da linha seguem sendo importadas da fábrica no México, embora – na prática – o caráter global do modelo faz com que as diferenças em função da origem sejam mínimas.

Novo motor

A principal mudança no Jetta 2017 em relação à sua mecânica é a substituição do antigo motor 2.0 de 120 cavalos de potência, que movia as linhas Trendline e Comfortline por um propulsor mais avançado, econômico e atual.

Trata-se do 1.4 turbo da aclamada família TSI da VW, que rende até 150 cavalos de potência à gasolina. É o mesmo motor utilizado no A3 sedã da Audi, fabricado no mesmo local que as versões iniciais do Jetta 2017 serão produzidos.

O novo motor promete um melhor desempenho com um consumo mais eficiente do combustível, além de otimizar a linha de produção da montadora alemã no Brasil, tornando os modelos mais competitivos no modelo brasileiro.

Jetta 2017 chega maior

Foto: Autos Novos/Reprodução
Foto: Autos Novos/Reprodução

Ao anunciar seu carro conceito, o New Midsize Coupe, o Volkswagen declarou que enxergava a necessidade de mercado de um sedã maior e maior espaço – e o Jetta 2017 buscará atender esta demanda.

Além das mudanças visuais mais próximas ao conceito apresentado em 2015, o sedã terá medidas que, segundo a VW, “aproximam-se das dimensões do Passat”. É um movimento que acompanha a tendência atual dos sedãs médios de tornarem-se mais espaçosos e sofisticados, como uma espécie de resposta ao rápido crescimento do segmento de SUVs ao redor do mundo.

Interior renovado e tecnológico

Foto: Autos Novos/Reprodução
Foto: Autos Novos/Reprodução

Por dentro, o Jetta 2017 deve receber uma reforma visual completa, seguindo as linhas simplificadas da montadora ao redor do mundo (o que ajuda a conferir mais espaço interno ao veículo). Além disso, recebe a versão atualizada do sistema multimídia infotainment da Volkswagen, acompanhado de uma tela sensível ao toque como peça central do painel do carro.

Apesar da intenção de deixar o carro mais atualizado, alguns críticos apontam para a possibilidade de o visual simplificado do veículo ter se tornado excessivamente minimalista para um carro do porto do Jetta 2017, especialmente em comparação a seus concorrentes.

13 Comentários

Clique aqui e deixe seu comentário

    • Olá, gostei muito do novo visual do jetta 2017, gostaria de saber quando que a vw vai lançar no mercado este novo modelo já que a previsão era para o segundo semestre deste ano.

    • Somente pessoas que ainda não dirigiram um TSI de 211HP fazem comentários negativos tão simplistas e equivocados como esses contra o Jetta. O campo de comparação do Highline está entre os Audi 4, BMW 320i e Mercedes C180 por cerca de 20% mais barato. Verifiquem melhor sobre as especificações técnicas. Por outro lado, se alguém souber de algum Voyage parecido com Jetta e com um motor semelhante avise-me, por favor.

  • Estou aguardando o novo Jetta 2017 tenho um higthline 2015 o melhor carro que játive. fico imaginando o próximo. que chegue logo

  • cor vermelha maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!… o triste é saber que no brasil teremos somente cores mortas como preto, branco, cinza, PRATA… interior cinza ou preto, bem ao ”gosto” do povão!

  • E aí galera!! Tive a curiosidade de andar no CRUZE TURBO e CIVIC TURBO, para quem busca um carro com tocada esportiva e a famosa “patada” que o JETTA TSI 2.0 tem, sinceramente, irá decepcionar!!!! No meu ponto de vista estes dois estão longe de ter as qualidades do motor TSI associado ao câmbio DSG. Tenho um JETTA 2.0 TSI 211cv e posso afirmar que em questão de POWERTRAIN estes dois tem um longo caminhar a percorrer!!!

    • Pessoal estou pretendendo comprar um TSI 210cv 2016 370km rodados, praticamente zero! Vale a pena? A revenda é ruim? Infelizmente não sabemos quando o novo chegará! Não queria partir para Toyota ou Honda! =/

  • Tenho um TSI 211cv e sei o que é prazer um pilotar um carro que entrega potencia aliada com um cambio perfeito. Que venha esse modelo novo para melhorar o que já é espetacular !!

    • Rafa. Olha porque esse Golf Variant é um dos Micos do mercado de veículos. Saiu na matéria que é um dos carros que ninguém compra, nem novo, nem usado.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos