Início » Carros » Kia Cerato 2018: O que esperar após a atualização australiana?

Kia Cerato 2018: O que esperar após a atualização australiana?

O Cerato 2018 não é exatamente o modelo mais esperado do mercado – especialmente no Brasil. De competitividade moderada e apelo não tão bem definido, o modelo oferece poucos diferenciais que o tornem um atrativo verdadeiramente interessante no mercado. Essa característica não ocorre apenas no Brasil, mas na maioria dos mercados onde está presente.

Sabendo disso, a Kia busca constantemente tornar o modelo mais atrativo, utilizando-se de várias estratégias. Em alguns mercados, a marca oferece até mesmo uma versão hatch altamente sofisticada, na tentativa de fazer frente aos hatches mais vendidos do mercado.

A novidade que interessa ao mercado brasileiro, no entanto, está na Austrália. Foi por lá que uma versão atualizada da terceira geração apareceu como modelo 2017, e pode dar algumas dicas sobre o que devemos esperar para o Cerato 2018 por aqui.

Por lá, todas as versões serão apresentadas em versão hatch e sedã. Por aqui, o modelo segue como sedã médio, apenas. Curiosamente, a linha do Cerato por lá apresenta três versões, enquanto por aqui o modelo só é oferecido no que parece equivaler a um nível intermediário por lá.

Saiba o que foi apresentado na Austrália, e quais as expectativas para o Cerato 2018:

Motorização deve ser diferente da oferecida por aqui

Por lá, o sedã deve chegar com uma versão que pode parecer até mesmo esquisita para o mercado brasileiro. Trata-se de um 2.0 a gasolina, aspirado convencionalmente, capaz de gerar menos de 120 cavalos de potência. O modelo deve substituir as duas opções que circulavam até então, por ser energeticamente mais eficiente.

Trata-se do mesmo propulsor utilizado pelas versões de entrada da Sportage por lá, o que gera alguns questionamentos sobre o desempenho da SUV naquele mercado. Os motores podem ser combinados com transmissão manual ou automática, e será oferecido com tração dianteira.

A novidade não deve chegar ao Cerato 2018 daqui, considerando que trata-se de uma estratégia mecânica muito diferente do padrão brasileiro. Por aqui, é mais provável que seja mantido o 1.6 combinado com transmissão automática de seis velocidades, que gera potência semelhante ao bloco maior de lá.

Modelo recebe adição de alguns equipamentos

Em sua versão mais básica, o Cerato australiano já conta com algumas adições significativas ao conjunto tecnológico. Sistema keyless e um computador de bordo de 3,5 polegadas estão entre os principais destaques adicionados à versão.

Nos níveis mais sofisticados – semelhante à versão única oferecida no mercado brasileiro – o modelo ganha uma série de “mimos” tecnológicos. O modelo passa a contar com ar condicionado digital de duas zonas, rodas de 17 polegadas, bancos aquecidos ou resfriados automaticamente e uma série de tecnologias de segurança.

Aviso de desvio de faixa e de colisão frontal, assim como sistemas de controle dinâmicos devem estar presentes no Cerato 2018 daqui. Não é certo, ainda, se haverá algum tipo de modificação no ultrapassado sistema de entretenimento que é utilizado no Cerato atual.

Relação entre versão australiana e brasileira ainda não é definida

Os modelos da Kia tendem a sair no último trimestre dos anos, já na linha do ano seguinte. Isso quer dizer que o modelo 2017 do Cerato já circula na Austrália, mas a Kia não revela quais modificações e atualizações serão adotadas por aqui. O modelo 2017 já é vendido no Brasil sem novidades, restando ao Cerato 2018 confirmar ou não as atualizações.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas