Início » Carros » Instalar teto solar no carro: vale a pena?

Instalar teto solar no carro: vale a pena?

Muitas pessoas pensam em instalar teto solar no carro depois de adquirir o carro, e a questão gera bastante polêmica em fóruns e comunidades online. Entre aqueles que gostam de realizar modificações, instalar teto solar no carro nem sempre é um consenso. Para alguns, trata-se de um procedimento extremamente simples. Para outros, é algo arriscado e que tende a prejudicar o carro a longo prazo.

De fato, a questão é bastante polêmica por não envolver apenas aspectos técnicos. O ato de instalar teto solar no carro envolve adicionar um toque de requinte ao modelo, o que afeta diretamente a relação entre donos e seus carros “de estimação”.

Entenda as questões relacionadas a instalar teto solar no carro, como é feito o procedimento, e as vantagens e desvantagens do processo:

Como funciona o processo?

O processo de instalar teto solar no carro está diretamente envolvido com a estrutura do veículo. Isso significa que ele nunca deve ser feito em casa, ou por alguém que simplesmente goste de mexer com mecânica. É importante contar com o serviço de um especialista, e conferir com profissionais sobre a possibilidade da modificação no modelo do seu veículo.

Confirmada a possibilidade, o processo é razoavelmente simples. Sem barras estruturais do modelo pelo caminho, basta fazer os recortes necessários e a instalação da peça, de acordo com  a preferência do dono e as possibilidades do modelo.

Corta-se o teto, trata-se os cortes para que não enferrujem, mede-se cuidadosamente as bordas e instala-se a vedação e o equipamento. É necessário esperar ao menos um dia para fazer a instalação elétrica, se houver.

Vidro ou lona?

Outra dúvida comum diz respeito ao material. Na maior parte dos carros, só é possível fazer a instalação com vidro. Alguns outros, no entanto, permitem a substituição por lona em um trecho mais amplo do teto.

Instalar teto solar no carro

É necessário avaliar a relação de custos e benefícios. O vidro costuma ser mais caro, mas é mais eficiente em relação à temperatura, à praticidade e à segurança. Em alguns modelos, no entanto, a lona tende a ser mais charmosa, especialmente se houver versão que já o utilize de fábrica.

Instalar teto solar no carro valoriza ou desvaloriza o veículo?

Em toda a discussão sobre instalar teto solar no carro, essa provavelmente é a mais polêmica entre todas. Há um motivo para isso: uma espécie de paradoxo entre o significado de um teto solar e a reação do mercado tradicional a modificações automotivas.

Em geral, modificações em um carro, como rebaixamento, adição de teto solar, modificações no motor e etc., costumam desvalorizar o veículo nos mercados tradicionais, como concessionárias e grandes revendas. Essa é uma tradição já comum no mercado, que costuma frustrar aqueles que gostam de modificar os veículos.

Por outro lado, há todo um mercado paralelo de pessoas que estão interessadas em uma modificação como o teto solar, que tende a deixar o carro mais sofisticado, enriquecendo a experiência de uso.

Por isso, é possível que o carro seja desvalorizado para grandes revendas, mas agregue valor para compradores individuais, que enxergam as vantagens de que seu carro tenha um teto solar.

É seguro instalar o teto solar no carro?

Essa é outra dúvida cruel e muito debatida entre os fóruns de discussão online. Entre os especialistas, no entanto, parece ser um consenso que tudo depende do modelo do veículo. É necessário que o projeto estrutural do modelo não contenha barras no teto. Se houver e elas forem cortadas para instalar teto solar no carro, isso gerará problemas estruturais, de balanceamento, de durabilidade e até mesmo de segurança.

Uma boa dica é conferir se existem modelo originais com teto solar. Isso indica que o modelo foi construído já considerando essa adição, o que garante que o processo de instalação seja muito mais seguro. Caso o modelo não seja feito para isso, no entanto, é melhor não insistir: a mudança provavelmente afetará muito mais negativamente o modelo a curto prazo.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas