Início » Carros » Hyundai Sonata 2018: Facelift, anúncios e rumores

Hyundai Sonata 2018: Facelift, anúncios e rumores

O Sonata 2018 já recebe atenção, mesmo com a recente chegada do modelo 2017 no mercado global. Boa parte da atenção ocorre em função das declarações do CEO da divisão norte-americana da Hyundai, Dave Zuchowski.

O executivo já confirmou mais de um vez que o Sonata 2018 passará por um facelift significativo. A surpresa, por si só, não é absurda: o modelo atual utiliza o design desenvolvido ainda em 2015, o que é um tempo um pouco curto, mas dentro do padrão, para um facelift.

O resultado de uma declaração deste tipo é, obviamente, uma avalanche de especulações. Projeções para o design futuro, especulações sobre o preço e exercícios de imaginação dos mais diversos possíveis.

Entre tantas tentativas, há sempre informações interessantes que podem ser obtidas sobre a realidade. Saiba o que se especula de forma segura a respeito do Sonata 2018 global – ainda sem previsões definidas para a chegada no Brasil:

Data de lançamento já cogitada

Ao que tudo indica, a Hyundai já mira em um certo período do ano para o lançamento do Sonata 2018. Embora não seja oficialmente confirmado, a montadora tende a sempre lançar seus veículo antes do ano que batiza o modelo.

Por isso, estima-se que o último trimestre do ano seja o mais provável para o Hyundai Sonata 2018 começar a ser vendido. Se o mercado brasileiro acompanhar o desenvolvimento global, é possível até mesmo que o novo modelo já esteja presente no Salão do Automóvel de São Paulo, por exemplo.

Expectativas sobre o design

Até o momento, todas as informações consideradas oficiais sobre o Sonata 2018 dizem respeito às declarações do CEO da divisão norte-americana da marca. Por isso, tudo leva a crer que boa parte do projeto está sendo tocada justamente nos EUA. Desta forma, é necessário considerar algumas das ponderações do mercado americano sobre o modelo.

O CEO declarou que o modelo 2018 contará com um visual bastante diferente na dianteira, com boa execução e harmonia. Em outras palavras, isso significa que o carro seguirá uma tendência mais próxima ao que foi desenvolvido após 2015.

Antes disso, o excesso de detalhes cromados e a tentativa de gerar um apelo mais atual tornou o veículo um pouco exagerado, com recepção cautelosa. A versão que circula atualmente é muito mais sóbria, quase conservadora. O que se espera para o Sonata 2018, portanto, é mais equilíbrio: um visual ainda sóbrio e elegante, com elementos um pouco menos conservadores.

Probabilidade de manutenção do conjunto mecânico

Dado o nível de acerto mecânico do modelo atual, tudo indica poucas mudanças neste aspecto. A probabilidade é que o modelo por vir seja idêntico ao atual, sob o capô. Isso significa, primordialmente, as opções 2.4 e 2.0 de quatro cilindros, variando entre cerca de 190 e 250 cavalos de potência.

Há quem cogite uma versão com motor mais equilibrado em relação ao consumo, para dar força ao discurso da versão híbrida. Se fosse lançado, possivelmente seria um 1.6 com turbo, aos moldes do bloco já utilizado em outros modelos da montadora.

Há, ainda, o Sonata 2018 híbrido, que deve receber uma bateria com maior capacidade, para aumentar a autonomia. Além disso, o motor elétrico deve gerar mais potência, tornando o consumo ainda mais baixo. Não se sabe, no entanto, qual o impacto da escolha no preço final.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas