Início » Carros » Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo: pensado por um piloto

Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo: pensado por um piloto

Embora muitos pilotos de fórmula possam simplesmente descansar pelo resto de sua vida após a aposentadoria, alguns deles preferem dar continuidade a projetos ousados. O Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo deixa muito claro a qual tipo de atividade o ex-piloto e campeão mundial Emerson Fittipaldi dedicou os últimos anos.

O ícone do automobilismo trabalhou em conjunto com a marca italiana Pininfarina para desenvolver um carro com seu próprio nome. O modelo foi revelado no Salão do Automóvel de Genebra, e revelou-se uma máquina verdadeiramente impressionante. É o tipo de veículo que só pode ser imaginado por quem já passou horas o suficiente em alta velocidade, conhecendo exatamente aquilo que um piloto espera de seu veículo.

Saiba o que foi revelado sobre o impressionante Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo em Genebra, e quais as caraterísticas deste Gran Turismo que beira o exagero em todas as suas características:

Parceria que deu certo

Emerson Fittipaldi possui, há anos, a Fittipaldi Motors. Trata-se da empresa automotiva do ex-piloto que leva seu nome, e fez uma parceria com a renomadíssima Pininfarina – casa de design italiana – e a HWA – equipe de consultoria e desenvolvimento em engenharia de corridas. As três empresas, juntas, possuíam uma missão: desenvolver um super carro.

Foram três anos até que o Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo fosse desenvolvido como o que foi apresentado em 2017. O resultado é um carro para pistas de alta performance, capaz de ser pilotado por motoristas com todos os níveis de experiência, incluindo diferentes níveis automatizados de controle, de acordo com as habilidades de cada um.

Segundo o próprio Fittipaldi, um de seus objetivos no desenvolvimento do modelo era não apenas um carro de alta performance, mas um veículo que pudesse entregar alta performance inclusive para quem não é um piloto experiente.

Isso quer dizer que o Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo é capaz de corrigir alguns erros em pista, e permite que tanto o ex-campeão quanto o humilde redator deste artigo sejam capazes de experienciar a alta performance. Tudo isso, é claro, com o primor mecânico que apenas um piloto dos tempos de ouro da Fórmula 1 é capaz de entregar.

O que há sob o capô?

O mais importante, é claro, é o que move o modelo. Neste caso, trata-se de um V8 aspirado naturalmente (é claro) de 4.8 litros. É o suficiente para entregar mais de 600 cavalos de potência, e desenvolver inacreditáveis 9.000 RPM como limite.

Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo

Aliando-se isso a uma estrutura de fibra de carbono extremamente leve e transmissão sequencial em borboleta, como todo bom carro de corrida, não é difícil imaginar o nível de performance. Falando em performance e fugindo um pouco dos aspectos mecânicos, é claro que os ajustes de assento, volante e pedais também foram desenvolvidos para estarem exatamente adaptados ao piloto.

O modelo será produzido?

O Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo será produzido em quantidade limitada, a preços ainda não divulgados pela aliança de empresas. Confirmado é apenas a quantidade de modelos que serão produzidos e o presente especial para os compradores.

Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo traseira

No total, 39 carros serão produzidos.  O motivo? Trata-se da mesma quantidade de vitórias de Fittipaldi em circuitos de Fórmula 1.

Não fosse o bastante ter um Gran Turismo de mais de 600 cavalos de potência projetado pelo próprio Fittipaldi, os compradores ganham uma oferta especial: quando for entregue em meados de 2018, o proprietário ganhará, adicionalmente, um treinamento em corrida de pista de um treinador que participou do desenvolvimento do carro. Aliás, não apenas participou: deu seu nome para o modelo. Cada um dos 39 proprietários ganhará sua aula particular com o próprio Fittpaldi. Algo mais a ser dito?

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas