Início » Carros » Filtro de combustível: quando trocar?

Filtro de combustível: quando trocar?

Existem algumas peças automotivas que simplesmente parecem não receber toda a atenção necessária, e o filtro de combustível está entre esses dispositivos de importância absoluta, mas que até mesmo alguns entusiastas da mecânica esquecem de estudar com a necessária atenção.

O filtro de combustível é uma peça necessária para o correto funcionamento do motor, para o bom rendimento do combustível e para a proteção do meio ambiente. Saiba como funciona esse dispositivo, quais são os tipos, cuidados necessários e sinais de que o filtro precisa de alguma atenção:

Filtro de combustível

O que é o filtro de combustível?

Quando falamos em um filtro, é normal assumirmos que sabemos para que ele serve, afinal, não é tão difícil assim entender o conceito de filtragem. Muitas vezes, no entanto, essa visão simplista nos impede de entender a verdadeira importância de um certo item em nosso veículo.

Ao filtrar o combustível, esse dispositivo retém os resíduos sólidos e a água pode podem estar presentes no seu combustível. Esses “invasores” podem ser vindos do depósito onde o combustível estava armazenado, ou até mesmo da má qualidade do combustível. Quando não são filtradas, as sujeiras podem causar problemas diversos.

Quanto mais sujo o combustível que você costuma utilizar, mais desgaste o filtro irá sofrer. O acúmulo excessivo de sujeira pode fazer com que a própria passagem do combustível seja reduzida, causando problemas no veículo.

Com que frequência se recomenda a troca do filtro?

Em geral, o ideal é fazer a troca a cada 10 mil quilômetros rodados, no máximo. Em outras palavras, o filtro deve ser trocado, idealmente, a cada revisão para manutenção preventiva. Isso permitirá que o filtro sempre atue em benefício de seu veículo, e nunca afetando o seu funcionamento.

Há, no entanto, situações em que o acúmulo de resíduos acontece mais rapidamente, e o veículo começa a dar sinais de que a troca é necessária mais cedo. Normalmente, a troca do filtro não é cara, e é útil fazê-la o quanto antes, para evitar danos desnecessários ao motor.

Sinais de que o filtro de combustível precisa ser trocado

Como já mencionado, as revisões preventivas costumam ser suficientes para garantir que seu carro esteja funcionando adequadamente. Há, no entanto, alguns sinais de que o filtro de combustível está com problemas, e que talvez precise ser trocado. Entre os sinais que devem acender um alerta para você levar o veículo à oficina, destacam-se:

  • Dificuldades no arranque do veículo: Quando o carro tem dificuldades de arrancar, e você percebe que o motor parece não ter forças para tirá-lo da inércia, é possível que o problema seja o filtro impedindo que o combustível passe em quantidade suficiente, em função da quantidade de resíduos acumulados nele.
  • Marchas irregulares: Outro indício comum de problema no filtro de combustível é sentir falhas na hora de acelerar, como se o veículo não estivesse se comportando adequadamente em baixas rotações. Isso também pode estar sendo causado em função da dificuldade de alimentação de combustível do veículo.
  • Ferrugem onde o veículo fica estacionado: outro grande problema é perceber a presença de restos de ferrugem sob o local onde o carro normalmente fica parado em sua casa. Isso pode indicar a corrosão de algum dispositivo interno, e deve ser interpretado como um alerta vermelho para que você aja imediatamente.

Quando qualquer um destes problemas for observado, leve seu veículo imediatamente à oficina. Em geral, a troca de filtro é razoavelmente acessível, e fazer a manutenção preventiva será muito mais benéfico do que arcar com as consequências de um veículo com o motor funcionando inadequadamente. Lembre-se que o filtro de combustível nunca é um problema: o problema geralmente está no acúmulo de resíduos, em função da baixa qualidade do combustível, e os danos seriam muito mais graves sem a atuação do filtro.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas