Início » Todos os posts » Carros » Drag racing: Corridas de arrancada

Drag racing: Corridas de arrancada

Uma drag racing é, basicamente, um concurso de aceleração realizado em uma pista reta. A competição inicia em inércia total, com os dois carros participantes lado a lado, a uma certa distância lateral.

Um torneio de drag racing ocorre com uma série destas corridas competitivas entre dois veículos. A cada corrida, o veículo vencedor elimina o competidor derrotado, que fica de fora do torneio.

A competição progride até que restem apenas dois carros na competição, para definir quem será o vencedor final. Saiba tudo sobre a empolgante modalidade do drag racing, suas características e especialidades:

Mmfp_0809_01_z_shelby_mustang_gt500_drag_race

Quem pode participar de uma drag racing?

Não há nenhuma características especial, além de saber dirigir, exigida. Obviamente, quem compete profissionalmente costuma ter muitas horas de prática, mas não é necessário nenhuma especificidade formal.

Há ligas infantis que aceitam crianças desde os oito anos de idade. A única exigência é a paixão pela velocidade e por compreender, cada vez mais, o funcionamento do motor do carro. Em uma drag racing, é testada a pura habilidade do piloto em reagir às características de seu carro.

Como é a pista?

Uma pista ideal de drag racing é totalmente plana, sem curvas, variações de altura, ou interrupções no asfalto. O tamanho do trajeto pode variar de acordo com a categoria da corrida. Geralmente, paredes de segurança acompanham o trajeto retilíneo dos dois veículos.

A “árvore de natal”

Outra característica típica de drag racing é a chamada “árvore de natal”. Trata-se do conjunto de luzes que dá início à corrida. Ela possui este nome em função de seu grande tamanho, e do total de 18 lâmpadas disponíveis.

Cada lado oferece as luzes que definem o momento de preparação, de atenção e de largada de uma corrida. Em intervalos de meio segundo, novos pares de luzes acendem, indicando o momento em que a largada deve ser dada (quando a lâmpada verde é acesa).

Quando um dos veículos queima a largada, ele é automaticamente eliminado, dando a vitória para o adversário. Por isso, boa parte da empolgação de uma drag racing diz respeito à velocidade de reação do piloto.

A corrida

A corrida inicia-se a partir do sinal verde da árvore de natal. Em um torneio bem estruturado, uma série de medidores externos analisa a performance dos veículos, e define quem é o primeiro a atravessar a linha de chegada. Muitas vezes, apenas medidores muito precisos são capazes de determinar quem são os vencedores.

Geralmente, são medidos o tempo para fazer o trajeto, a velocidade máxima e o tempo de reação do piloto. Todos estes dados são importantes para a experiência de um drag racing. Além da vitória, um bom piloto está interessado em melhorar seu tempo de reação e sua capacidade de aceleração durante uma corrida.

Cruzando a linha de chegada

The start / finish line. 22.10.2015. Formula 1 World Championship, Rd 16, United States Grand Prix, Austin, Texas, USA, Preparation Day. - www.xpbimages.com, EMail: requests@xpbimages.com - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Price / XPB Images

Outro aspecto importante de uma drag racing é a forma de lidar com o veículo após o final da corrida. É necessário soltar o acelerador e, lentamento, começar a frear, com o cuidado de não sair da linha reta da competição.

Para a segurança de todos os veículos, é essencial que o piloto evite derrapagens. Muitos acidentes que ocorrem em função da falta de controle da frenagem durante uma corrida  são ocasionados após a chegada.

Veja também:

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos