Início » Carros » Dirigir na neblina em segurança: Dicas e cuidados

Dirigir na neblina em segurança: Dicas e cuidados

Dirigir na neblina em segurança pode ser um grande desafio. Estas condições de clima reduzem a visibilidade dos condutores, aumentando significativamente o risco de conduzir sob tais condições.

Há, no entanto, diversas práticas que facilitam bastante você a dirigir na neblina em segurança. Confira as principais dicas para garantir que as condições climáticas não coloquem sua segurança ainda mais em risco no trânsito:

Diminua a velocidade

Sim, a mais óbvia entre todas as dicas é, também, uma das mais importantes. Ao dirigir na neblina, você não enxerga muito bem por onde trafega. Além disso, você não é a única pessoa que enxerga menos – todos sob estas condições possuem menor visibilidade.

Com menos visão da estrada, é mais difícil controlar a velocidade na qual você trafega. Muitas vezes, é difícil de perceber quando o carro atinge velocidades mais altas. Por isso, é importante conferir constantemente a velocidade marcada no velocímetro, evitando ultrapassar certos níveis.

Utilize luz baixa

Ao dirigir na neblina, um dos maiores erros cometidos dizem respeito ao tipo de farol utilizado. Como associamos falta de visibilidade à noite, reagimos à neblina da mesma forma do que reagimos à escuridão: com luz alta.

Na prática, essa estratégia funciona muito mal quando há névoa ao seu redor. A luz reflete nas partículas de água que estão no ar, diminuindo ainda mais sua capacidade de enxergar.

Utilize os faróis neblina, se seu carro possuir

Dirigir na neblina

O nome torna bastante óbvio. Faróis de neblina servem justamente para serem ligados nestas situações, melhorando a visibilidade. Eles iluminam a estrada e evitam a reflexão nas partículas de ar. Além de facilitar a forma de enxergar o caminho, tornam mais fácil que outros motoristas enxerguem você.

Guie-se pelas marcações na estrada

Para dirigir na neblina em segurança, é importante que você minimize os riscos de choque com outros veículos. Uma forma simples de fazer isso é utilizar as marcações do lado externo da via, evitando aproximações ao centro da estrada.

Nunca pare na estrada

Este é outro erro bastante comum em condições adversas. Estar dirigindo na neblina e optar por parar o quanto antes é uma reação natural, mas um grande erro. Parar é um boa opção, mas é necessário escolher um local seguro.

Se você parar no acostamento, a falta de visibilidade dos outros veículos pode fazer com que ele não enxergue você enquanto não está centralizado na vida. Isso pode, potencialmente, causar uma colisão perigosa. Procure algum local recuado, como um posto de combustível, para parar. Se possível, dê preferência para um local onde você consiga esperar que a situação melhore.

Mantenha uma boa distância dos outros veículos

Manter uma distância adequada na estrada sempre é importante. Ao dirigir na neblina, este cuidado é ainda mais crítico para a segurança de todos. Embora a neblina não necessariamente diminua a tração com o asfalto, ela faz com que seu tempo de reação seja muito mais demorado. Sempre mantenha distância o suficiente para perceber qualquer urgência e parar a tempo.

Valorize sua audição

Algo que poucas pessoas fazem nestas situações é valorização a audição em casos onde a visão está prejudicada. Desligue o som por um tempo. Embora pareça um conselho bobo, isso pode facilitar você a ouvir uma freada brusca, ou algum indicativo de problema logo à frente.

Aumente a temperatura e dê atenção aos vidros embaçados

Via de regra, a neblina externa causa condensação no lado interno do vidro. Ainda pior é o fato de que a neblina embaça o vidro lentamente, e você não percebe. Isso ocorre porque não há contraste entre o vidro embaçado e a visual externo esbranquiçado.

Se seu carro possui um bom desembaçador, saiba utilizá-lo. Isso aumenta profundamente seu nível de segurança, garantindo uma viagem muito mais segura.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste