Início » Carros » Dicas para comprar o primeiro carro

Dicas para comprar o primeiro carro

Decidir entre carro e futebol quando o assunto é paixão nacional é uma missão praticamente impossível, concorda? Mas, especialmente no caso do primeiro automóvel, a empolgação não pode ignorar certos fatores. Veja o que levar em consideração antes de fazer um gol de placa na sua garagem:

Por que comprar um carro?

Parece óbvio, mas não é! Ter um carro está entre os maiores sonhos de consumo de algumas pessoas. É como avançar 30 casas no jogo da vida.

Mas, qual a real necessidade de comprar um automóvel? E, caso seja necessário, é urgente ou posso esperar mais um pouco? Seja sincero com você mesmo…

Estabeleça um valor limite a ser pago

  • Tenha foco, pois as chances de erro aumentam quando saímos por aí vendo todo e qualquer tipo de automóvel. Liste o que acha importante ter no carro e qual o valor máximo que pretende pagar por isto.
  • Assim, você limita as opções, dando prioridade ao que de fato lhe interessa.
  • Otimize sua busca escolhendo alguns modelos que você goste e concentre-se neles.

Jamais financie o valor total do carro

Hoje em dia é difícil, mas ainda acontece, e a pessoa acaba pagando uns 3 carros ao final do financiamento. Por isso, dê uma entrada de 30% ou mais para diminuir o valor financiado.

Contabilize todos os gastos

Parcelas do veículo, gasto mensal de combustível, IPVA, Seguro Obrigatório, Licenciamento, seguro contra terceiros (pelo menos este), manutenções preventivas etc. São gastos que precisam ser orçados antes de adquirir o seu carro.

Pesquise muito

Comprar logo de cara na primeira concessionária que entrar não vale a pena. Uma boa pesquisa antes de fechar negócio pode significar uma importante economia.

E mais: não fique limitado a sua cidade. Atualmente, é possível encontrar uma diferença de até 40% no valor de um veículo ao pesquisar em outras localidades.

Ah! Outra dica é pechinchar antes de concluir a compra. Quem sabe assim você fatura um aparelho de som ou outro presentinho qualquer, não é mesmo? Nem sempre a vantagem vem por meio de desconto.

Pesquise as linhas de crédito – se você optou por comprar o seu carro através de um financiamento essa dica também vale.

Muita gente desconhece, mas existem muitas modalidades de créditos de automóveis no Brasil. É sempre bom dar uma olhada nas novidades sobre o assunto.

Tenha alguém de confiança para avaliar o veículo

Todo mundo acredita que entende de carro, concorda? Mas, geralmente, o que acontece é uma série de erros – e muita dor de cabeça depois.

Está pensando em comprar um automóvel usado? Conte com alguém confiável que possa fornecer um parecer técnico qualificado sobre o possante. De preferência, um mecânico.

Assim, você evitará aborrecimentos tanto na escolha de um bom carro quanto nas possíveis manutenções de emergência.

Na maioria das famílias, uma vida profissional bem-sucedida é sinônimo de possante na garagem. Porém, conseguir arcar com o valor da parcela não é o único fator a ser levado em conta. Uma conta que, aliás, pode acabar bem alta se for feita de qualquer jeito ou, pior, se não for feita…

O entusiasmo e a necessidade de provar que já pode adquirir um carro fazem com que muita gente desconsidere os gastos reais que terão no decorrer do tempo. São despesas que acabam comprometendo o futuro financeiro e prejudicando a estabilidade do proprietário do veículo.

Analise tudo com cuidado, e boa sorte!

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas