Início » Carros » Como proteger o carro do sol: dicas e cuidados

Como proteger o carro do sol: dicas e cuidados

Muitas pessoas nem mesmo percebem o quanto é necessário proteger o carro do sol e do calor. A verdade, no entanto, é que este tipo de exposição pode ser muito prejudicial ao veículo em vários aspectos: os danos podem interferir na durabilidade da pintura, de equipamentos internos, dos estofados e, em casos mais extremos, até mesmo do funcionamento mecânico do veículo.

Felizmente, existem várias técnicas a auxiliam a proteger o carro do sol, seja nos meses de verão, ou ao longo de todo ano. Quando falamos em cuidados com carros, é absolutamente necessário lembrar que a prevenção é muito mais eficiente e barata do que a necessidade de reparos posteriores.

Por isso, confira algumas dicas para proteger o carro do sol:

Protegendo o interior do veículo

Quando falamos em proteger o carro do sol, geralmente pensamos na pintura, certo? A verdade, no então, é que os bancos, materiais e equipamentos internos também sofrem muito com este tipo de exposição.

Entre as dicas para proteger o carro do sol em suas partes interiores, considere:

  • Estacione na sombra: Pode parecer óbvio para a maior parte das pessoas, mas muita gente ignora algo tão simples e tão útil na proteção do carro. Estacionar na sombra evita a exposição direta aos raios de sol, prevenindo seu painel e bancos de couro de racharem e serem mais quebradiços.
  • Utilize um protetor solar no para-brisa: Alguns podem pensar que essa é uma tática ultrapassada, mas o bom e velho protetor (até mesmo de papelão) pode evitar a exposição solar quando não é possível estacionar na sombra. Colocar o “equipamento” leva alguns segundos, e pode aumentar muito a durabilidade do interior de seu veículo.
  • Mantenha o interior limpo: sujeiras no painel podem acelerar o desenvolvimento do ressecamento e de pequenos cortes no material. Mantenha seu veículo limpo e encerado no painel para evitar este tipo de problema.
  • Proteja e hidrate os bancos: bancos também sofrem com a exposição ao sol, e sua deterioração gera um visual envelhecido ao carro, além de desconforto em viagens mais longas. O ideal é utilizar protetores ou manter os bancos hidratados, quando o material utilizado (como couro) exigir hidratação.

Protegendo o exterior do veículo

Carros são feitos para a exposição a altas velocidades, sujeira, chuva e sol. Isso não significa que a exposição desnecessária não precise ser evitada, ou que não existam alguns truques que ajudam a proteger o carro do sol de forma prévia. Algumas soluções simples neste sentido são:

  • Limpeza frequente: O calor e o sol podem desbotar e pintura e torna-la rachada. Resíduos de sujeira podem acelerar significativamente o processo de forma química ou acelerando pequenos arranhões em função do atrito constante. Por isso, manter o carro limpo – e secar após a lavagem – mantém o exterior protegido dos efeitos do clima.
  • Mantenha seu carro encerado: No exterior do veículo, a cera não possui fins apenas estéticos. Ela é uma camada de proteção contra a sujeira e, dependendo da qualidade do produto – dos efeitos dos raios ultravioletas que são trazidos com a exposição solar.
  • Confira a pressão dos pneus: Outro cuidado necessário em dias quentes e ensolarados é dar atenção aos efeitos da temperatura elevada na pressão interna dos pneus. Uma alta temperatura leva os pneus a inflarem em função do volume do ar, podendo prejudicar sua durabilidade e a dirigibilidade do veículo.

Cuidados sob o capô

  • Sistema de refrigeração: Para evitar superaquecimento, é importante que o motor esteja com o sistema de arrefecimento em perfeito funcionamento, e que haja água o suficiente disponível;
  • Bom funcionamento da bateria: Altas temperaturas e muitos itens eletrônicos internos podem reduzir a vida útil da bateria. O mal funcionamento da bateria pode torna-la mais quente do que é seguro para o motor.
Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas