Início » Todos os posts » Carros » Chave Codificada: Como funciona?

Chave Codificada: Como funciona?

A invenção da chave codificada adicionou novos níveis de segurança para os veículos. Você certamente conhece alguma história sobre alguém que abria portas de carros com chave de fenda, por exemplo. Isso era possível em função da falta de codificação nos níveis de segurança.

Com um sistema de chave codificada, isso seria praticamente impossível. Com as camadas não analógicas de segurança adicional de hoje, a chave de fenda não teria nenhum uso. Mas o que são estas camadas? Como funcionam?

Saiba tudo sobre a tecnologia de uma chave codificada, e entenda seu funcionamento:

O que é uma chave codificada?

Embora as chaves codificadas sejam oferecidas em diferentes tamanhos e formatos, incluindo adicionais e agregados que parecem complicar o sistema, a grande maioria delas não funciona de forma muito diferente de uma chama de metal padrão de carros.

Com ou sem opções adicionais de segurança, o propósito principal do dispositivo é manter o veículo seguro com mecanismos de tranca. Para realizar a tarefa, a palavra de ordem é a exclusividade.

Isso quer dizer que a combinação única do relevo e design da chave codificada deve corresponder à fechadura. A fechadura presente no interior da porta possui uma série de pinos e gatilhos alinhados em seu interior. Quando a chave correta é inserida e virada, seu relevo faz com que a pressão contra estes dispositivos no interior da tranca movam-se.

Chave codificada de carro

Uma chave que possua o design incorreto não conseguirá girar na fechadura. Isso ocorre porque molduras de aço impedem o movimento. Elas só permitem que o mecanismo gire quando o alinhamento chave-mecanismo for absolutamente perfeito.

Em resumo, uma chave codificada é uma versão mais complexa de chaves comuns. Ela ainda se baseia em aspectos puramente mecânicos. É comum que confundamos elas com  outros dispositivos eletrônicos, que serão explicados em seguida. Por isso, utiliza-se o termo para a união entre todos estes sistemas de tranca.

Transponder

Um transponder geralmente acompanha uma chave codificada – o que gera confusão na hora de categorizá-los. São adições tecnológicas além da questão puramente mecânica de uma chave codificada.

Uma chave com tranponder possui um pequeno dispositivo com capacidade de transmissão de sinal. Este dispositivo pode estar em algum local visível da chave, ou integrada em seu interior. Um tranponder possui este nome em função de sua capacidade de transmitir e responder sinais.

Trata-se de pequenos sinais eletrônicos que podem ser interpretados por outro sistema. Neste caso, o sistema de ignição do carro. Sem os sinais de interação do transponder, o sistema de segurança não libera a partida do carro, mesmo que a parte mecânica da chave esteja de acordo com o esperado.

Esta capacidade de adicionar níveis de segurança torna o transponder altamente eficiente contra roubos. Além disso, o fato de ser eletrônico permite uma combinação de configurações gigantesca. O transponder não possui a limitação física do metal de uma chave.

Transmissores a rádio

Os transmissores a rádio são cada vez mais comuns em um conjunto de chave codificada. Estes transmissores permitem que o proprietário do veículo envie um comando, mesmo a certa distância. Isso faz com que o carro reaja de alguma forma: abra a porta, o porta-malas, acenda o farol, buzine, etc.

O funcionamento do radiotransmissor é muito parecido com um transponder. A diferença, é que utiliza ondas de rádios transmitidas através de pequenas antenas escondidas no corpo da chave. Seu funcionamento é bastante parecido com o de um controle remoto, por exemplo.

Muitos fabricantes já substituíram a chave completamente por um sistema radiotransmissor. Nestes casos, não se utiliza mais a chave física para abrir o carro ou, em alguns casos, nem para ligá-lo. Nestas situações, chave e sistema eletrônico do veículo comunicam-se, permitindo a ignição.

2 Comentários

Clique aqui e deixe seu comentário

  • Parabéns pela reportagem!. Apenas um lembrete: o transponder não tem nenhuma eficácia contra ROUBO (e.g. o bandido põe um revólver na cabeça da vitima e pega a chave), maioria é assim. É eficaz contra FURTO, delito quando o bandido tenta levar o carro na ausência do dono.

  • Parabéns pela reportagem!. Apenas um lembrete: o transponder não tem nenhuma eficácia contra ROUBO (e.g. o bandido põe um revólver na cabeça da vitima e pega a chave), maioria é assim. É eficaz contra FURTO, delito quando o bandido tenta levar o carro na ausência do dono.

    Congratulations!. Just a reminder: the transponder has no assault efficacy (eg the bad guy puts a gun to the head of the victim and takes the key), most are like that. It is effective against THEFT, tort when the villain tries to take the car in the absence of the owner.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos