Início » Carros » Chassi de carro: O que é e para que serve a estrutura?

Chassi de carro: O que é e para que serve a estrutura?

O chassi é a parte mais básica da estrutura de um veículo. É a plataforma utilizada para suportar o peso da carroceria, permitir o transporte de circuitos elétricos e integrar os diversos sistemas presentes em um carro.

De forma simplificada, pode-se dizer que o chassi é a parte sobre a qual todo o veículo é montada, sendo sua base integradora. Por isso, embora seja geralmente ignorado em análises de veículos, trata-se de uma peça fundamental do veículo.  Sua atuação influencia diretamente na qualidade final do veículo, incluindo aspectos como segurança, facilidade de manutenção e conforto geral.

Além disso, o chassi é responsável por garantir a integridade do carro, evitando que ele simplesmente desmonte enquanto anda. Parece importante, certo?

Entenda para que serve o chassi, como ele é formulado e como influencia na experiência final de um veículo:

O chassi como componente central

A parte mais importante da existência do chassi é a forma como ele ancora todos os componentes de um carro. Isso inclui a suspensão, as rodas, a carroceria, e até o local onde o motor será instalado. Isso demonstra a centralidade de sua importância.

Muitas pessoas pensam que a carroceria faz parte do chassi, o que não é verdade, embora tenha alguma correlação. Uma carroceria que demonstra problemas recorrentes pode indicar a existência de algum problema estrutural no chassi. Quando há rachaduras, peças tortas sem motivos aparentes e vincos, isso pode indicar que seu carro está sofrendo de graves problemas de segurança.

Elemento de segurança

Quando há alguma rachadura ou torção no carro de forma geral, o chassi é o responsável por manter o veículo inteiro, não permitindo que o carro siga entortando até estar fora de uso. Por isso, é esta a peça que jamais pode manter-se com problemas estruturais, considerando que é um dos mais importantes mecanismos de segurança para o motorista.

Problema comum: chassi desalinhado

Embora não seja um problema exatamente comum, é o mais usual de ocorrer com a peça. Quando o veículo sofre uma batida ou algum tipo de acidente mais intenso, é possível que as medidas e ângulos do chassi acabem sendo alteradas.

Neste caso, é providencial que você leve para o conserto o quanto antes, para a recuperação das atribuições adequadas. Quando está desalinhada, essa estrutura causa problemas nas rodas, afetando sua durabilidade e a segurança de dirigibilidade.

Sempre certifique-se de que, durante a manutenção preventiva, aspectos estruturais do chassi sejam observados e testados na mecânica.

O número do chassi

Você certamente já ouviu ou leu alguma reportagem que dizia que bandidos foram pegos em um veículo com número do chassi raspado e placas falsificadas. Isso ocorre porque todo chassi possui um número exclusivamente seu, que é uma espécie de “certidão ed nascimento” daquele veículo.

Através deste número, pode-se consultar uma série de informações a respeito do carro, desde questões legais, até casos técnicos. Você pode verificar, por exemplo, histórico de acidentes ou existência de multas pendentes para um veículo através do número. É por isso que ladrões apagam o número em veículos roubados: para que não possam ser identificados.

Por isso, uma dica interessante ao se adquirir um veículo usado é pedir o número do chassi e consultar se os dados fornecidos são verdadeiros, combinando com o registro legal do veículo.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste