Início » Carros » Carros com teto solar no Brasil: Confira opções

Carros com teto solar no Brasil: Confira opções

Quando pensamos em carros com teto solar, geralmente a primeira impressão é de um modelo mais caro e sofisticado. A ideia não é de todo errado: em geral, carros com teto solar são significativamente mais caros do que aqueles com o teto padrão.

No entanto, foi-se o tempo em que era necessário gastar uma fortuna para ter o acessório na carroceria. Na verdade, muitos modelos já contam com a característica de fábrica. Alguns modelos populares, inclusive, oferecem opções razoavelmente acessíveis de modelos que contam com a vista para os céus de dentro do carro.

Saiba quais são estes modelos, quais as polêmicas envolvidas, e quais são as boas opções de carros com teto solar no Brasil:

Vale a pena comprar carros com teto solar?

Uma das maiores polêmicas a respeito do teto solar é justamente sua utilidade. Para muitas pessoas, trata-se apenas de um incômodo que não deveria estar instalado nos veículos. É bem verdade, no entanto, que muitas das crenças negativas sobre tecnologias automotivas diz respeito a antigos preconceitos – como aqueles que ainda enxergam no câmbio automático as frustradas tentativas de quatro velocidades do passado.

De forma geral, o teto solar é uma adição puramente estética. Se a diferença no preço for pequena ou se for algo realmente importante para sua apreciação, certamente vale a pena. Se, por outro lado, você preferir economizar, então a adição não é tão benéfica – simples assim.

Esqueça as histórias de que “é só mais uma coisa para dar problema”, especialmente se você contar com garantia após a compra. Muitas destas frases prontas não dizem mais respeito ao mercado atual, e só são repetidas por inércia.

Quais são boas opções de carros com teto solar no Brasil?

Separamos alguns modelos, de diferentes categorias e faixas de preço, que possuem a opção de teto solar – ou já possuem ele de fábrica – para que você tenha uma boa ideia de onde começar a pesquisa:

Fiat Palio

Não pareça surpreso ao ler que o Palio possui teto solar! O modelo é um dos único da categoria que oferece a opção. Para adicioná-la ao veículo, é necessário adquirir um pacote de itens, que pode variar de preço, custando cerca de 10% do valor total do carro. O teto solar do Palio costuma ser bastante elogiado, e é herdado de um esforço da Fiat em torná-lo mais atraente ao públicos.

Vários outros carros da Fiat oferecem teto solar, como o Grand Siena, o Punto e o Bravo, entre os modelos urbanos mais próximos.

VW Golf

Para quem busca um hatch mais exclusivo, o Golf oferece um teto solar panorâmico verdadeiramente impressionante a partir da versão Highline. Conhecido por seu interior estiloso, o modelo ganha muitos pontos de ambientação ao oferecer um teto solar que parte da continuidade do parabrisas, seguindo pelo teto.

Ford Focus

O Ford Focus, principal concorrente do Golf, não poderia ficar atrás entre os carros com teto solar no Brasil. Neste caso, no entanto, queremos falar sobre o sedã (embora o hatch também tenha a opção). A escolha é apenas para podermos sugerir um três volumes com a opção, para o leitor. Surpreendentemente, vários sedãs médios não oferecem a opção, como é o caso do Cruze, e o Focus parece ser um dos melhor resolvidos quanto ao equipamento.

Honda CR-V

Entre as SUVs, seria injusto indicar um modelo que não fosse o ícone de toda uma categoria. A CR-V é um dos carros com teto solar do Brasil que mais vende, considerando a alta procura em torno de segmento. Trata-se de uma ótima escolha para o segmento, muito embora vários de seus concorrentes possuam a opção. Na prática, uma rápida pesquisa sobre outros modelos na mesma faixa de preço deve ajudar você a identificar muitas opções de SUV com visão para o alto.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas