Ao que tudo indica, o Camaro 2018 representará a sexta geração do modelo – ao menos nos EUA. Por lá, o modelo divide-se entre duas versões de pistas – a Z/28 – e a versão ZL1, mais adequada para a utilização nas ruas e estradas (se você considerar que um motor V-8 de 6.2 litros seja adequado para o uso comum, é claro), mas ainda bastante longe daquilo que geralmente vemos circulando por aqui.
Sem todas as informações reveladas, a imprensa norte-americana já foi chamada para ver alguns testes dos protótipos já avançados do novo modelo. O carro estava, obviamente, escondido sobre uma dose generosa de camuflagens, mas não o bastante para evitar especulações.
Na verdade, foi possível observar várias das diferenças entre os modelos – incluindo a aerodinâmica extremamente agressiva do Z/28, com suas rodas gigantescas. Algumas mudanças estruturais e adaptações também foram percebidas e amplamente divulgadas na imprensa.
Saiba o que esperar do Camaro 2018 dos EUA – e, possivelmente, um indicativo do que se pode esperar por aqui no futuro:
Motorização beira o absurdo
Quando falamos de um muscle car tipicamente americano, potência certamente está entre os principais atributos esperados. No caso do Camaro, não é diferente: junto ao seu visual agressivo, o motor não deixa dúvidas sobre sua violência.
O Camaro 2018 ZL1, por exemplo, deve manter seus nada humildes mais de 645 cavalos de potência, criados por um V8 6.2, igual ao motor do Corvette Z06. Já o Z/28 deve mirar um pouco acima, com o mesmo V8 de seu irmão, mas com ajustes que oferecem uma melhor performance, incluindo aerodinâmica, peso e configuração. Para a transmissão, aposta-se em opções entre o manual de seis velocidades e o novo sistema de câmbio automático de dez velocidades da GM. Não há confirmações sobre possíveis variações no câmbio relacionadas à versão do Camaro 2018.
Versão de pistas recebe mudanças estruturais
Se a motorização é praticamente a mesma nas duas versões, é óbvio que algumas adaptações são necessárias para gerar desempenho. Neste caso, “algumas” parece eufemismo. O Camaro 2018 Z/28 contará com mudanças na aderência, na gravidade, na frenagem e, até mesmo, no resfriamento para fazer a diferença.
Além disso, ele precisa perder um pouco de peso, mesmo sabendo que toda a sexta geração será significativamente mais leve que os modelos atuais. Isso torna-se uma tarefa ainda mais complicada, levando-se em consideração a grande quantidade de itens relacionados à aerodinâmica que precisaram ser adicionados à carroceria para manter o modelo grudado ao asfalto.
Mudanças visuais da sexta geração
Embora seja difícil determinar o que é esperado para o próxima geração que surge com o Camaro 2018, especialmente com as versões esportivas camufladas sob diferentes efeitos visuais, muitas informações já podem ser obtidas.
É o caso, por exemplo, de novos faróis e uma nova distribuição da grade – características geralmente comuns a todas as versões dos modelos – e possivelmente garantidas por aqui. Em torno da grade, duas enormes entradas de ar auxiliam a segurar o carro na pista, enquanto as novas luzes são ainda mais afiladas, carregando uma cara que agressividade ainda mais significativa.
Chegada e preço
Especialmente tratando-se de versões que possivelmente não devem chegar por aqui (as versões de Camaro geralmente são as mais regulares, no Brasil), tratar do preço e da chegada do modelo por lá agrega pouca informação para o mercado nacional.
De qualquer forma, estima-se que a chegada do Z1 no início do ano, e é possível que o Z/28 também chegue por lá no primeiro trimestre de 2018 – ambos custando os mesmos valores que os atuais. Em outras palavras, pode-se estimar que o Camaro 2018 brasileiro também tenha seu preço mantido, a depender de possíveis variações cambiais.
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