Início » Todos os posts » Dicas » Mini bafômetro: Como funciona?

Mini bafômetro: Como funciona?

Se a lei seca determinou a utilização de bafômetros por parte dos policiais durante as abordagens a motoristas, não é de se surpreender que o mercado privado tenha realizado sua própria versão do dispositivo: os mini bafômetros podem ser adquiridos e carregados por qualquer um, por um valor razoável pelo produto.

O mini bafômetro que apareceu antes no mercado funcionava como um um chaveiro: o condutor poderia carregar junto à chave do carros, às chaves da casa, ou simplesmente deixar no carro para quando seu uso necessário.

Em seguida, versões mais requintadas do aparelho surgiram: há mini bafômetro até mesmo com bluetooth, para mostrar o resultado no celular e marcar os registros dos seus níveis etílicos, com relatórios completos.

Quais os usos do mini bafômetro?

A maioria dos fornecedores do produto indica dois tipos principais de utilização: medição do nível etílico no sangue, para que o motorista possa fazer uma auto avaliação e certificar-se de que está em condições de dirigir é a mais comum delas.

A segunda, mais voltada para o público saudável, que gosta de ter o registro de suas condições de saúde, é ter o controle e os relatório do seu nível etílico ao longo do tempo, como uma planilha de controle sobre sua ingestão alcoólica.

O mini bafômetro é legal?

Para qualquer que seja o propósito do bafômetro, não há leis que proíbam sua utilização por condutores ou qualquer outro indivíduo. Portar ou utilizar o bafômetro é perfeitamente válido, e não há motivos para temer que, em uma blitz, o policial encontre um mini bafômetro.

Mini bafômetro portátil

É necessário ter em mente, no entanto, que em uma abordagem policial, o resultado válido para a multa ou não do condutor é o bafômetro utilizado pelos agentes de trânsito. Isto quer dizer que não importa, para o policial, qual foi o resultado que seu bafômetro apresentou, ou se ele indicou que você estava apto a dirigir – o que vale é a medição do aparelho oficial.

Seus resultados são confiáveis?

Cada modelo apresenta um nível de confiabilidade diferente. A maioria dos equipamentos indicam, em seu manual, que o usuário não deve confiar plenamente no resultado para medição de nível etílico para dirigir, o que demonstra que o condutor deve ser cauteloso.

De forma geral, a utilização para o registro de seu consumo ao longo dos anos é mais confiável do que a medição como um instrumento de proteção em relação a uma blitz policial.

Quanto custa?

Você pode obter um mini bafômetro portátil por valores que partem de 50 reais, e elevam-se até algumas centenas de reais, de acordo com a confiabilidade, os tipos de conexão, o acabamento e a qualidade do material.

Um modelo com conexão bluetooth e aplicativo integrado com smartphone, por exemplo, pode ser adquirido por menos de R$ 200,00, e seus registros podem ser unidos aos dados de apresentação dos mais conhecidos aplicativos de gestão de exercícios e alimentação do mercado.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos