Início » Todos os posts » Dicas » Hypermiling: conheça a técnica para poupar gasolina

Hypermiling: conheça a técnica para poupar gasolina

Algumas pessoas não sabem, mas a técnica chamada de hypermiling é cada vez mais popular – especialmente em tempos de alto preço de gasolina. Na prática, a técnica reúne uma série de formas para aumentar a quilometragem andada pelo carro com um único litro de gasolina através de mudanças na forma como o motorista dirige.

Isso resulta em uma grande economia de combustível, o que ajuda o motorista a não ser tão afetado pelo aumento do preço da gasolina. O próprio nome da técnica – hypermiling – quer dizer, em tradução livre, ultra milhagem (considerando que os carros em países de língua inglesa medem sua distância em milhas).

Entenda o hypermiling e suas principais técnicas:

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

A importância de saber a eficiência de consumo de seu carro

Anote sempre a quilometragem do seu veículo quando abastecer seu tanque. Na próxima vez que abastecer, anote a quilometragem novamente e a quantidade de gasolina que você utilizou. A diferença entre a segunda quilometragem e a primeira é o quanto você andou com a quantidade de gasolina que você abasteceu.

Leia também: Álcool ou gasolina? Qual é o mais econômico?

Simplesmente, divida os quilômetros dirigidos pela quantidade de litros de combustível utilizado e repita o cálculo a cada vez que você abastecer para comparar os resultados. Este é o primeiro passo para você controlar a eficiência do seu carro em relação ao combustível e poder saber quais técnicas geram os melhores resultados no hypermiling.

Velocidade e eficiência do combustível

Cada veículo possui sua própria faixa de velocidade na qual ele atinge sua eficiência de combustível mais otimizada – geralmente, esta velocidade é entre 70 e 100 km/h. Em média, a cada 8 km/h acima desta faixa ótima, a eficiência do combustível reduz em 10%.

Estudos indicam que a maioria das pessoas dirigem cerca de 15 km/h acima desta velocidade ideal em seus carros, sem perceber que isso gera uma série de custos, a longo prazo.

Leia também: 6 aplicativos para economizar combustível

Newton estava certo

O tempo gasto com a inércia é um grande desperdício do combustível. Sempre que possível, evite parar completamente, mantendo algum nível de movimento através de um planejamento mais longo em relação ao trânsito que está acontecendo. Uma forma de facilitar esta prática é manter uma boa distância dos outros carros.

Você economiza gasolina por acelerar e frear com menos frequência e com menos intensidade. Motoristas muito agressivos precisam parar de forma mais brusca e costumam acelerar de maneira muito intensa, o que diminui a economia de combustível – além de aumentar os riscos acidentes.

Evitar a inércia do carro representa, portanto, uma forma simples de praticar o hypermiling, além de manter sua direção mais segura pelas ruas e estradas.

Reduza a inércia e a resistência do vento e dos pneus

Carros grandes são geralmente repletos de dispositivos e características que são tradicionalmente ruins para a economia de combustível. Em um estudo promovido pela Michelin, foi possível concluir que um pneu que ofereça menos resistência para o carro pode ajudar na economia de até 20% do total de combustível consumido.

Quanto menos peso você carregar no veículo, menos esforço ele precisará fazer para andar, consumindo menos combustível. Uma prática simples para o hypermiling é retirar os objetos pesados e que não são necessários dentro do carro.

Os racks instalados na parte de cima do carro também podem reduzir a eficiência em até 5%, por gerar muito mais resistência em relação ao vento durante o movimento.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos