Início » Todos os posts » Dicas » Boleto do IPVA falso: Como identificar o golpe?

Boleto do IPVA falso: Como identificar o golpe?

O golpe do boleto do IPVA falso ocorre quase todos os anos em diversos estados do Brasil. O motivo é simples: quando chega o momento de pagar o IPVA, as pessoas já estão esperando a correspondência em sua casa, estando mais propícias a cair neste tipo de situação.

O golpe consiste em uma carta que indica o suposto valor do seu IPVA, passando-se por documento oficial, e um código de barras para pagamento do valor. Então, a vítima paga a conta acreditando ser o seu IPVA, mas o dinheiro, na verdade, cai na conta dos golpistas. Muitas vezes, as vítimas só descobrem o golpe quando recebem a notificação verdadeira do IPVA.

Golpe boleto IPVA falso

Como identificar o golpe?

Existem diversas formas de identificar o golpe. Algumas técnicas funcionam melhor em alguns estados do que outros, considerando que a cobrança tem regras estaduais. Somando estes cuidados, no entanto, você certamente identificará um boleto do IPVA falso:

O Detran do seu estado envia cobra o IPVA por boleto?

Em alguns estados, como é o caso de São Paulo, o Detran nem mesmo envia um código de barras de boleto para ser pago como IPVA. Nestes casos, há apenas uma notificação dos valores e dados, que devem ser pagos em outras circunstâncias.

Confira como é feita a cobrança do seu estado. Muitas vezes, este procedimento simples já pode evitar toda dor de cabeça.

Qual a conta da transferência?

Um detalhe tão simples quanto o destino do pagamento pode fazer absolutamente toda a diferença. Se seu estado cobra, de fato, o IPVA através de um boleto com código de barras, ainda há precauções.

Leia também:

Quando você digitar a linha de código do pagamento, olhe atentamente qual é o destino do dinheiro. O pagamento do IPVA certamente não será destinado a uma pessoa física ou CNPJ de nome não relacionado ao governo estadual.

Atenção aos dados do veículo

Na carta de informação do IPVA, deve constar todos os dados do seu veículo. O golpe do boleto do IPVA falso costuma falhar neste quesito. Um documento oficial possui o Renavam do veículo, o nome do proprietário, o ano, o modelo, a placa, as infrações e todos os dados relativos a ele.

Sempre desconfie de documentos que não ofereçam estas informações. Desconfie, também, de documentos que tratem de informações desatualizadas, como um carro antigo, por exemplo.

Consulte o site do Detran e compare informações

Caso, mesmo com todas as informações necessárias, você ainda tenha motivos para desconfiar, há um outro recurso a ser utilizado. Com a carta em mãos, consulte o Detran de seu estado e pesquise por seu veículo.

Compare todas as informações, centavo a centavo, para ver se elas procedem. Procure por multas e pendências que possam ter passado em branco no IPVA falso.

Boleto do IPVA falso: O que fazer se você cair no golpe?

Assim que perceber ter sido vítima do golpe do IPVA falso, você deve ir a uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência. Quando um golpe deste tipo ocorre, ele geralmente está sendo praticado em massa, e é possível que já haja uma investigação a respeito.

Por isso, sua denúncia pode dar mais informações à polícia, aumentando suas chances de recuperar o valor pago de forma enganada. Mesmo que você apenas receba o boleto do IPVA falso, sem cair no golpe, sua ajuda é importante.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos