Início » Todos os posts » Dicas » Consórcio de veículos: Vale a pena?

Consórcio de veículos: Vale a pena?

O consórcio de veículos é a alternativa mais popular aos financiamentos comuns de veículo. Nesta categoria, o comprador inscreve-se para adquirir uma carta de crédito para compra de veículo, com um determinado valor nominal.

Junto a ele, diversas outras pessoas inscrevem-se no mesmo consórcio. Juntos, todos estes “cotistas” pagarão mensalmente o valor de uma ou mais cartas de crédito, que serão sorteadas entre os consorciados mensalmente – ou de acordo com o período definido em contrato.

A questão é: o consórcio de veículos realmente vale a pena? Confira os pontos principais desta modalidade de financiamento, e o que você deve ter em mente para fazer a escolha correta:

Vantagens e desvantagens do consórcio

A principal vantagem do consórcio de carros – assim com todas as outras modalidades de consórcio – é a desconto significativo em relação aos juros cobrados normalmente em financiamentos.

Na prática, você não está financiando aquele valor: você está pagando parte de uma compra à vista em conjunto todos os meses. Por isso, as taxas do consórcio são relativas à organização e à segurança do processo de compra – que quase sempre são bem menores do que as taxas de juros de um financiamento.

Por outro lado, a desvantagem do consórcio é: quem receberá o valor será o sorteado. Em um consórcio de 60 meses, por exemplo, você pode adquirir seu veículo já no primeiro mês, se tiver sorte, ou após o 59º mês de sorteio.

A menos que você tenha um valor significativo para dar um lance que agilize o processo para você, o momento no qual você finalmente terá seu veículo na garagem depende exclusivamente da sorte.

Perguntas-Chave

O consórcio de veículos vale a pena, desde que esteja de acordo com suas prioridades e necessidades. Para quem está focado em não perder tanto dinheiro para as taxas de juros, o consórcio sempre é uma boa alternativa. Para quem está mais preocupado em ter seu carro logo, a opção pode não ser tão vantajosa.

Confira as perguntas mais importantes que você precisa responder para saber se é vantajoso utilizar um consórcio de veículos:

Você tem pressa para adquirir o veículo?

Se você precisa do veículo logo, já deve saber: o consórcio não é sua melhor opção. Mesmo que você dê um bom lance, não há garantias de que alguém não dará um lance maior no mesmo mês, e você precise passar mais trinta dias sem garantir seu carro. Se o seu foco é a agilidade, o consórcio definitivamente não é a melhor escolha.

Você possui um montante para entrada/lance?

Se você tiver um valor significativo guardado para a compra do carro – como 20% ou mais do valor do veículo – vale a pena você fazer simulações e negociações, para ver o que é mais vantajoso para você.

Entradas significativas podem diminuir bastante a taxa de juros e a quantidade de parcelas em um financiamento, mas também podem servir como um lance para tentar obter o carro mais rapidamente no consórcio – o que também acaba diminuindo seu valor final.

Qual seu nível de estabilidade financeira?

Se você não possui certeza de que continuará tendo condições de bancar as mensalidades ou parcelas, mas quer comprar um carro mesmo assim, é provável que o consórcio seja a melhor opção.

É mais fácil você conseguir vender uma carta de crédito sorteada, ou um consórcio com parte paga, do que um carro com problemas de financiamento e dívidas acumuladas – a primeira é encarada como um investimento normal, enquanto a segunda geralmente representa problemas com bancos e concessionárias.

A melhor dica é só partir para a compra de um veículo tendo certeza de que você terá condição de pagar a dívida, mas se não houver outra opção, a melhor escolha é optar pelo que oferece maior nível de segurança, em caso de problemas.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos