Os custos de manutenção de um carro é um dos fatores que deveria ser levado mais a sério na hora da compra de um novo veículo. Troca de peças, consertos e a chamada “manutenção preventiva” – que são as revisões marcadas pelas concessionárias – fazer parte dos fatores que influenciam uma manutenção mais cara ou barata.
Índice de Manutenção Veicular
O Índice de Manutenção Veicular, IMV, é uma ferramenta que mede os custos de manutenção dos principais carros do mercado. O IMV possui uma variação de pontos entre 10 e 60, medida de acordo com os preços dos fatores que influenciam o custo final de manter o veículo.
Na pontuação do IVM, 60 é o nível máximo de manutenção cara, enquanto 10 é o nível mínimo. Na última divulgação da lista, o Golf GTI 2.0 foi o modelo que apresentou a manutenção mais cara entre os mais de 80 modelos avaliados. Sua pontuação foi de 52.
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Carros com manutenção mais cara
Confira os carros com a manutenção mais cara, segundo o IVM (Índice de Manutenção Veicular):
Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI – 52
O novo Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI Automático DSG é o carro com manutenção mais cara, com um IVM de 52 pontos. Segundo a avaliação, o principal fator para adicionar pontos ao modelo é o motor turbo.
É importante considerar que uma manutenção mais alta não significa, necessariamente, que haja apenas desvantagens. O motor TSI do Golf, por exemplo, apresenta tecnologia que melhora o desempenho do modelo em relação ao consumo de combustível – o que pode compensar o custo mais alto do motor.
Volkswagen Jetta 2.0 TSI: 49 pontos
Com uma pontuação final de 49, o segundo lugar também é da alemã VW, e – como não é de se surpreender – compartilha o mesmo motor turbo que encarece o primeiro lugar da lista de carros com manutenção mais cara.
Se o problema de manutenção do Jetta ocorre pelo mesmo motivo do Golf, as considerações dos fatores vantajosos também podem se aproveitar pelo mesmo ponto – as vantagens de desempenho e autonomia do TSI da alemã podem compensar o valor com facilidade.
Chevrolet S10 2.4: 41 pontos
Você provavelmente já percebeu algo em comum nos carros da lista: motores diferenciados e mais caros do que o comum. A S10 2.4 não foge da regra, e fica com o terceiro lugar dos carros com manutenção mais cara, com um total de 41 pontos de 60.
Chevrolet Spin 1.8: 38 pontos
A minivan média da Chevrolet ocupa a quarta posição da lista com um motor 1.8 e uma pontuação final de 38.
Chevrolet Cruze Sedan 1.8: 38 pontos
Empatado em pontuação com o irmão Spin, o Cruze Sedan marca 38 pontos no IMV, e é o Sedan da marca com custo de manutenção mais alto, proporcionalmente. O Sedan médio, no entanto, não apresenta a mesma justificativa que o segundo colocado desta lista apresenta.
Enquanto o Jetta, sedan médio da VW, pode apontar seu alto custo de manutenção para um motor de consumo diferenciado, o Cruze não pode afirmar o mesmo. Em testes, seu consumo não apresenta nenhuma vantagem em relação aos seus concorrentes.
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